ARTE, TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n10id19921Abstract
O trabalho de caráter ensaístico, tem por finalidade apresentar reflexões desenvolvidas a partir de fundamentos do pensamento marxiano, acerca de possibilidades do caráter interventivo do feixe entre as mediações teórico práticas da arte, do trabalho e da educação no exercício do filosofar crítico sobre a vida cotidiana. Partimos do pressuposto de que tal unidade propicia aproximações à condição psicofísica da automediação humana, para as quais, a atenção crítica ao universo da diversidade social é componente de grande importância. Diante disto, apresentamos através do projeto de ensino GETEPSS (Grupo de Estudos sobre o Exercício Profissional do Serviço Social), na Universidade Federal Fluminense, uma metodologia de trabalho que vem sendo desenvolvida desde 2015, orientada pelos princípios da interdisciplinaridade com aspirações para a transdisciplinaridade, portanto, assentada em uma pedagogia que valorize a identificação da unidade existente no universo da diversidade. O projeto apresenta como propósito básico o apoio à formação na graduação em Serviço Social, procurando articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, nucleada pelo debate de aspectos dos fundamentos teóricos e políticos da profissão. Tais aspectos, envolvendo originariamente estudos e debates sobre classe, trabalho e cultura, tem sido aprofundada agregando o estudo da diversidade de gênero, de etnia e o racismo no Brasil. Para auxiliar este processo, temos incluído leituras e estudos sobre a arte a partir de Marx, por entendermos que os princípios da dialética, trabalhados pelo pensamento deste autor, são tratados de uma forma que favorece a compreensão da essência do debate sobre a diversidade sociocultural, determinada por questões de gênero, de classe, etnia e racismo e está em consonância com a metodologia deste trabalho. Esta linha de trabalho, reforça uma proposta educativa assentada no que denomina-se marxismo humanista, cuja radicalidade dos processos democráticos e da formação humana constituem-se como premissas maiores.
Palavras-chave: Educação. Diversidade sociocultural. Arte. Trabalho. Serviço Social. Formação humana.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).