SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n11id31012Keywords:
Política, Ideologia, Materialismo Histórico e Dialético, DemocraciaAbstract
Este artigo resulta de estudos realizados sobre a obra A Ideologia Alemã. O tema central é o duplo caráter da política e a metodologia foi o estudo teórico, tomando o próprio texto como objeto de análise. Esse texto assenta as bases para o Materialismo Histórico e Dialético, bases essas nunca mais abandonadas pelos autores. A estruturação do método materialista dialético, o debate com os contemporâneos mais representativos e a análise de um contexto indicativo de possíveis mudanças radicais na sociedade do século XIX encaminham temas importantes que não podem ser contornados e são, direta ou indiretamente, abordados. A política é um desses temas. Ora falando diretamente sobre ela, ora a colocando com algo subentendido à produção. É assim que o duplo caráter da política se expressa, ao mesmo tempo, como uma positividade, posto ser uma instância confirmadora do humano, construída historicamente a partir da atividade produtiva; e como uma negatividade, uma vez que assume o caráter de irracionalidade ao negar o humano. Como positividade, é ineliminável da vida: ao produzir a própria existência, o ser humano precisa organizar-se socialmente e a instância política é o instrumento para tal. Mas, como negatividade, naquilo que deveria efetivar o humano, a política o desefetiva e esse é o processo tal como ocorre na sociedade capitalista e sob o jugo do liberalismo burguês, objeto também da análise de Marx e Engels nessa obra. Deste modo, entende-se que o duplo caráter da política não pode ser eliminado, ou separado, mas sim que, na atual sociedade capitalista, esse duplo caráter permanece e se constitui em um paradoxo: por um lado, indispensável; por outro, desefetivador do humano.References
CHAGAS, Eduardo F. A Crítica à Política em Marx. Revista Dialectus. Fortaleza: ano 2 nº 5, Ago-Dez. 2014, p. 64-80. Disponível em http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/article/view/186/117.
GRAMSCI. Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
HARVEY, David. 17 Contradições e o Fim do Capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2009.
MATA, Vilson Aparecido da. Negatividade e Positividade da Política em Marx: A partir das Glosas Críticas Marginais. Revista Dialectus. Fortaleza: ano 2 nº 5, Ago-Dez. 2014, p. 80-96. Disponível em
http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/article/view/176/118
MÉSZÁROS, István. O Poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).