ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n16id43644Keywords:
Planejamento Educacional, Educação, EstadoAbstract
O planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinados
fins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas e
finalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nesse
sentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para o
cumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação às
funções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências e
valores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situado
em um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. O
planejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não se
trata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interesses
dominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamento
educacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem como
o Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em torno
da construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
References
O novo Plano Nacional de Educação (2011-2020) e a questão do financiamento público
da educação. In: Anais da VI Jornada Internacional de Políticas Públicas.
Maranhão: UFMA, 2013.
ARAUJO, Raquel Dias; AMANCIO, Nivânia Menezes; ROCHA, Antônia Rozimar
Machado e. A questão do financiamento público da educação pública no novo Plano
Nacional de Educação (2014-2024). In: ROCHA, Antônia Rozimar Machado e;
ZIENTARSKI, Clarice; BASTOS, Remo Moreira Brito (Org.). Capitalismo
contemporâneo e política educacional. Fortaleza: Nova Civilização, 2017.
BRASIL. Lei n°. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de
Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: DF, 2014. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em:
22/03/2017.
BRASIL. Lei nº. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as diretrizes e bases da
educação nacional. Brasília: DF, 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 22/03/2017.
BRASIL. Lei Nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de
Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Reforma
do Ensino Médio). Brasília, DF, 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em:
22/03/2017.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma
educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
HORTA, José Silvério Baia. Planejamento educacional. In: SAVIANI, Demerval et. al.
Filosofia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo:
Editora Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2009.
MEC. Novo ensino médio. Dúvidas. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_01. Acesso em:
22/03/2017.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação.
Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: por uma
outra política educacional. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: Limites e perspectivas. Revista de
Educação PUC-Campinas. Campinas, SP, n. 24, p. 7-16, junho de 2008. Disponível em:
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/108.
Acesso em: 30/07/18.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA,
Olinda. Política Educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
VIEIRA, Sofia Lerche; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes. Política e
planejamento educacional. Fortaleza: Edições Democrático Rocha, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).