TECNOIMAGENS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO VILÉM FLUSSER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n17id59978Keywords:
Pós-história, Aparelhos, Programas, Arte como embriaguez, Imagem técnicaAbstract
As reflexões de Vilém Flusser sobre a técnica apontam para o seu conceito de pós-história, o qual denota uma situação de predomínio das “tecnoimagens”, em oposição à pré-história, na qual imperam as imagens convencionais, e à história, em que a escrita é o principal código fundante na sociedade. Na pós-história impera um modelo de comunicação de massa, no qual os discursos são “anfiteatrais” e atuam no sentido de “programar” as pessoas para que se tornem “funcionários” a serviço de “aparelhos”, que agem automaticamente em total desconsideração das necessidades propriamente humanas. As tecnoimagens desempenham um papel preponderante nesse processo de programação das pessoas e podem ser exemplificadas por todas as superfícies bidimensionais como fotos, filmes, vídeos etc. As saídas para essa situação de jugo do ser humano se encontram, para Flusser, tanto na “arte enquanto embriaguez” quanto num modelo de educação que transcenda tanto a modalidade “industrial”, tendencialmente superada pelo advento da informática, quanto a própria educação que nela se baseia, mas de modo unilateral.
References
FLUSSER, Vilém. Briefe an Alex Bloch. Göttingen: European Photography, 2000.
_________. Fenomenologia do brasileiro: Em busca de um novo homem. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998a.
_________. Filosofia da caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2002.
_________. Kommnunikologie. Frankfurt amMain: FischerVerlag, 1998b.
_________. Medienkultur. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1997.
_________. O universo das imagens técnicas: Elogio da superficialidade. São Paulo, Annablume, 2008.
_________. Pós-história: Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: livraria Duas Cidades, 1983.
_________. Pós-história e educação, [Online]. Flusser Brasil, s.d.. Disponibilidade em: http://www.flusserbrasil.com/aula74.pdf acesso em: 12/05/2020.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro; revisão de tradução: Newton Cunha. 9a edição: revista e atualizada. São Paulo: Perspectiva, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).