O PROBLEMA DA TÉCNICA EM HABERMAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n17id60617

Keywords:

Habermas, Técnica, Ciência, Racionalidade Instrumental, Racionalidade Comunicativa

Abstract

O trabalho tem por objetivo discutir o problema da técnica em Jürgen Habermas. Ele mostra como o filósofo alemão supera a crítica de Marcuse à técnica e à ciência como manifestações ideológicas de uma classe social historicamente situada, ao mesmo tempo que vincula ambas à racionalidade teleológica que estaria incrustada no desenvolvimento da espécie humana. Por meio das categorias trabalho e interação, Habermas aponta para o os riscos da colonização dos espaços de interação social pela racionalidade instrumental e defende que a construção de uma sociedade emancipada só será possível se os espaços reservados à racionalidade comunicativa forem protegidos contra toda forma de coisificação.

References

CHAGAS, E. Reflexão sobre a técnica em Marx. In: MAIA, A. (org.). Técnica e existência: ensaios filosóficos. Sobral: Caminhar, Edições Universitárias – UVA, 2012. p. 137-156.
DINIZ, F. Técnica e legitimação em Habermas: passos e descompassos. In: MAIA, A. (org.). Técnica e existência: ensaios filosóficos. Sobral: Caminhar, Edições Universitárias – UVA, 2012. p. 235-253.
HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2006.
JOAS, H.; KNÖBL, W. Teoria social: vinte lições introdutórias. Petrópolis: Vozes, 2017.
OLIVEIRA, R. Homem, ciência e técnica: um mapa filosófico-antropológico da contemporaneidade. In: MAIA, A. (org.). Técnica e existência: ensaios filosóficos. Sobral: Caminhar, Edições Universitárias – UVA, 2012. p. 61-73.
PUENTES, Fernando Rey. A téchne em Aristóteles. Hypnos: téchne, São Paulo, ano 3, n. 4, p. 129-135, 1998.
SILVA, R.; SILVA, N. Técnica e política: considerações. In: MAIA, Antônio Glaudenir Brasil (org.). Técnica e existência: ensaios filosóficos. Sobral: Caminhar, Edições Universitárias – UVA, 2012. p. 77-91.
WHITE, S. Razão, justiça e modernidade: a obra recente de Jürgen Habermas. São Paulo: Ícone, 1995.

Published

2020-08-27

Issue

Section

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação