A MÚSICA COMO LINGUAGEM DOS OBJETOS E DOS AFETOS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n21id70907Keywords:
Música, Linguagem, AfetosAbstract
Numa perspectiva reflexiva sobre a música, este artigo aborda o alcance de sua linguagem, a objetivação que faz das coisas e a elaboração de afetos, como parte desenvolvimento do pensamento humano. Tomando como base a abordagem filosófica sobre a linguagem geral e humana (BENJAMIN, 2011) e o conceito de música como objeto virtual (LOPES, 2014), foram observados e analisados tais aspectos na peça musical Dança Lembrança do Sertão, da Série Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos. O exame da peça aponta como a linguagem musical dá visibilidade a diferentes afetos e identidades regionais, considerando sua apreensão por parte de quem a produz e de quem a recebe. E assim como é transmitida, a linguagem musical assume um caráter cognitivo, objetivo a fim de alcançar sua compreensão.
References
ALBUQUERUE, Durval Jr. A invenção do Nordeste e outras artes. Martins Fontes, 2ª edição, São Paulo, 2011.
BARRENCHEA, Lúcia Silva. Dança – Lembrança do Sertão de Heitor Villa-Lobos: construindo a interpretação da redução para piano. In: Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical– ABRAPEM, 1., 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: ABRAPEM, 2014.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. v. 1, 2. Tradução de S. P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Sobre a arte, técnica, linguagem e política. Tradução de M. A. Cruz e M. Alberto. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1992.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 49-73.
CASCUDO, Luís da Câmara. Mouros, judeus e franceses, três presenças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Global, 2001.
CRUZ, Ricardo; BRISSON, António; PAIVA, Ana; LOPES, Eduardo. “I-SOUNDS: Emotion-Based Music Generation for Virtual Environments” in Ana Paiva, Rui Prada, and Rosalind Picard (eds.), Affective Computing and Intelligent Interaction, Berlin: Springer, 2007.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. 3ª ed. São Paulo: Cultrix, 1987.
FORNARI, José Eduardo. A produção de sentido musical através da retroalimentação comunicacional entre o músico intérprete e seu público ouvinte. Ciência da Universidade Estadual de Campinas, 3 jul. 2019. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/musicologia/2019/07/03/26/. Acesso em: 3 jul. 2019.
HANSLIK, Eduard. Do belo musical, um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Tradução de Artur Morão. Covilhã: Universidade de Beira Interior, 2011. (Colecção Textos Clássicos de Filosofia).
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26ª ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1982.
INGOLD, Tim. Four objections to the concept of soundscape. In: INGOLD, Tim. Being Alive: Essays on movement, knowledge and description. London; New York: Routlege, 2011. p. 136-139.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark L. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980.
LESKOV, Nikolai. O peregrino encantado. Lisboa: Nova Veja, 2012.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2008, p.15-197.
LOPES, Eduardo. Releituras. Newsletter da Associação Portuguesa de Educação Musical. Fevereiro de 2021. p. 18-20
LOPES, Eduardo. Investigação em Interpretação Musical: paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas. In: ZURBACH, C.; FERREIRA, J. A. (coord.). Investigação em Artes – Perspectivas. Évora: Universidade de Évora, 2014. p. 23-36.
LOPES, Eduardo. Just in Time: Towards a Theory of Rhythm and Metre. United Kingdom: University of Southampton, 2003.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos: compositor brasileiro. 11ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia Limitada, 1989.
MARUN, N. Revisão crítica das canções para a voz e piano de Heitor Villas-Lobos: publicadas pela Editora Max Eschig [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MEDEIROS, Ana Judite de Oliveira; LOPES, Eduardo. O Sertão imaginado na Ária Cantiga das Bachianas Brasileiras. Revista Europeia de Estudos Artísticos, ERAS, v. 10, n. 2, p, 42-63, 2019.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5ª ed. 9. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SELIGMANN, Márcio. Ler o livro do mundo: Walter Benjamin, romantismo e crítica poética. São Paulo: Iluminuras, 1999.
SENA, Caio. Textura Música: Forma e Metáfora. Rio de Janeiro: Caderno de Debates UNIRIO, 2007.
SIMMEL, Georg. The Sociology of Conflict. The American Journal of Sociology, Chicago, The University of Chicago Press, v. 9, 1903-1904.
SLOBODA, John; JUSLIN, Patrik (org.): Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).