RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2022n25id80846Keywords:
formação docente, recuo da teoria, G.W.F. Hegel, Karl MarxAbstract
O artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por fim, conclui que a aversão à teoria, em favor da suposta valorização de uma formação prática para a prática, afunda no praticismo, fragiliza a práxis, confina a formação nos limites do senso comum e afasta a Pedagogia do nível do conhecimento científico.
References
DUAYER, Mario; MORAES, Maria Maria Célia Marcondes de. Neopragmatismo: a história como contingência absoluta. Rio de Janeiro: Revista Tempo, v. 4, p. 27-48, 1997.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Propedêutica Filosófica. Lisboa: Edições 70, 2018.
INWOOD, Michael. Dicionário Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social. Vol. I. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O Capital. Livro III: O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Iluminismo às avessas como contexto da pós-graduação no Brasil. Ijuí: Revista Educação UNISINOS, v. 5, n. 9, p. 79-101, 2004.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 27, n. 2, p. 315-46, 2009.
MORAES, Maria Maria Célia Marcondes de. Os "pós-ismos" e outras querelas ideológicas. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 14, n. 24, p. 45-59, 1996.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Paradigmas e adesões: temas para pensar a teoria e a prática em educação. Florianópolis: Revista Perspectiva, v. 17, n. 32, p. 51-68, 1999.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Recuo da Teoria: dilemas na pesquisa em Educação. Braga: Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Introdução ao pensamento de Hegel. Tomo I: a Fenomenologia do Espírito e seus antecedentes. São Paulo: Loyola, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).