INTENCIONALIDADE E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM EM MERLEAU-PONTY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30611/2022n27id83208

Keywords:

Fenomenologia, Intencionalidade, Linguagem, Merleau-Ponty

Abstract

Os Cursos da Sorbonne de Merleau-Ponty tratam da psicologia e pedagogia da criança. Dentre outros tópicos, interessa-nos aqui a perspectiva fenomenológica merleau-pontiana acerca da relação entre intencionalidade e aquisição de linguagem. Ancorado no pensamento de Max Scheler e, sobretudo, Ferdinand de Saussure, Merleau-Ponty apresenta uma noção de linguagem que visa examinar as posições intelectualista e empirista de modo a superar a privacidade do cogito tácito e os limites do alter ego de Husserl, indicando assim uma origem intercorporal do fenômeno linguístico em que outrem opera o descentramento do eu pela fala.

References

BUZSÁKI, György. The Brain from Inside Out. Oxford: Oxford University Press, 2019.

BRENTANO, Franz. Psychology from an Empirical Standpoint. New York: Routledge, 2014.

CHOMSKY, Noam. Language and Problems of Knowledge. Cambridge: MIT Press, 1987.

CRIPPEN, M. & SCHULKIN, J. Mind Ecologies: Body, Brain and World. New York: Columbia University Press, 2020.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2006.

_____. Investigações Lógicas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Estrutura do Comportamento. Tradução de M. V. M. de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2006a.

_____. A Prosa do Mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

_____. Psicologia e Pedagogia da Criança. Curso da Sorbonne 1949-1952. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

_____. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

NIETZSCHE, F. The Will to Power. Tradução de W. Kaufmann e R. J. Hollingdale. Nova York: Vintage Books, 1968.

_____. Beyond Good and Evil: Prelude to a Philosophy of the Future. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

PIAGET, Jean. Le langage et la Pensée chez L’enfant. Paris: Edition Delachaux & Niestlé, 1923.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

Vygotsky, L. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

Published

2022-12-31

Issue

Section

Dossiê Existencialismo: fontes, diálogos e repercussões