FILOSOFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL AULA DE CAMPO E AS POSSIBILIDADES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91333Keywords:
Estágio, Ensino de Filosofia, Educação AmbientalAbstract
O presente trabalho vem apresentar o relato de experiência docente da atividade de aula de campo no Parque Botânico do Ceará e sua relação com a disciplina de filosofia e suas possibilidades. Por entender que a educação não se limita ao espaço físico da escola, a aula de campo se manifesta como uma prática de ensino e uma construção de novas vivências e processos de ensino e aprendizagem. A atividade desenvolvida foi fruto do processo de formação e supervisão de estágio a partir da seguinte proposta (tarefa para os estagiários) “Elabore uma aula de campo de filosofia”. Para cumprir essa proposta foram sistematizadas 3 etapas: 1 Planejamento, 2 Execução e 3 Avaliação. E como tema norteador da aula foi a educação ambiental tendo como justificativa que a natureza sempre foi objeto de interesse da filosofia e ser um tema transversal e recorrente nos exames de avaliação do ensino médio (ENEM). Tendo como resultados desta experiência a efetivação de aspectos referentes às competências e diretrizes do currículo formal dos estudantes do ensino médio, assim como dos estagiários (docentes em formação) em seu currículo não formal.
References
ABREU, Leiza Jane Lopes Lima. Produto Educacional: Planejando aulas de campo? Tenha aqui um guia facilitador. 2019. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Ciências - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39240/4/2018_PE_LJLLABREU.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria do Ensino Fundamental, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CATABRIGA, Heraclides Eugenio et al. Aula de Campo: Uma Estratégia de Ensino na Formação do Indivíduo Cidadão. In: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE - PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLUME II. Maringá, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_uem_heraclideseugeniocatabriga.pdf Acesso em: 20/04/ 2022.
CEARÁ. PROGRAMA PARQUE-ESCOLA – APRENDENDO COM A NATUREZA. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente/ Secretaria de Educação do Ceará, [s. d]. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/parque-escola Acesso em: 20 dez. 2022.
CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves. A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA. Revista Geografia. Londrina, v. 20 n. 2, 2011. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416. Acesso em 20/04/2022.
KLINK, A. MAR SEM FIM: 360̊ AO REDOR DA ANTÁRTICA. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LEITE DOS SANTOS, A. F.; DOS SANTOS BURITI, M. M. IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Revista GeoUECE. Fortaleza, v. 9, n. 16, p. 181–194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205 . Acesso em: 20 dez. 2022.
MELANI, Ricardo. DIÁLOGO: PRIMEIROS ESTUDOS EM FILOSOFIA (Volume único). 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. HISTÓRIA DA FILOSOFIA: FILOSOFIA PAGÃ ANTIGA, v.1. São Paulo: Paulus. 2003.
VIEIRA, Sofia Lerche. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2° ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).