DO NADA AO VAZIO: UM IMPRESCINDÍVEL DIÁLOGO SOBRE O NIILISMO ENTRE HEIDEGGER E A FILOSOFIA ORIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n30id92045Keywords:
Heidegger, Niilismo, Nishitani, Nagarjuna, Nadidade, VacuidadeAbstract
Trata-se de apontar neste artigo que em Heidegger há dois caminhos diferentes para se investigar a questão do niilismo, que não são necessariamente excludentes, mas que por se localizarem em pontos diferentes em relação à sua virada (Kehre) de pensamento, acaba sempre gerando o questionamento de se estamos frente ao mesmo projeto ou não. Procuraremos demarcar a discussão e mostrar que seja tomada como uma empreitada de longo prazo ou não, o niilismo enquanto relacionado ao nada, na visão dos filósofos da Escola de Kyoto, em especial Nishitani, não pode ser superado. Por consequência, passamos a investigação da proposta de superação do niilismo e buscamos os antecessores de sua discussão sobre a Vacuidade em Nagarjuna
References
CASANOVA, M. A linguagem do acontecimento apropriativo. In: Natureza humana, São Paulo, v. 4, n. 2, dez. 2002, p. 315-339.
CHUNG, C.-Y. Lebensweisheit und Weltoffenheit: ein Vergleich zwischen dem daoistischen wuwei und der heideggerschen Gelassenhei. Nordhausen: Traugott Bautz Verlag, 2005.
DESCARTES, R. Discurso do Método. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999a, 33-100.
____. Meditações. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999b, 233-334.
FERRARO, G. Comentários e notas. In: NAGARJUNA. Versos fundamentais do caminho do meio. Tradução de Giuseppe Ferraro. Campinas: Phi, 2016.
____. “Natureza própria” (Svabhava) na tradição abhidharma e na interpretação nagarjuniana. In: GOUVEIA, A et al. Nagarjuna: exame do ser e do não ser: tradução, notas e comentários aos textos sânscrito, mandarim e tibetano do capítulo XV dos versos fundamentais do caminho do meio de Nagarjuna. Campinas: Editora Phi, 2018.
____. Verdade ordinária e verdade suprema no pensamento de Nagarjuna. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2017.
FERRARO, G.; ALVES VIEIRA, L. Introdução ao pensamento de Nagarjuna: exame das condições (pratyaya-pariksa). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016
HEIDEGGER, M. Aus der Erfahrung des Denkens. GA 13, Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1983.
____. Aus einem Feldweggespräch über das Denken. Aus der Erfahrung des Denkens. GA 77, Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
____. Beiträge zur Philosophie (vom Ereignis). GA 65, Frankfurt a. Main: Vittorio Klostermann, 1989.
____. Brief über den Humanismus. Wegmarken. GA 9, Frankfurt a. Main: Vittorio Klostermann, 1976.
____. Grundprobleme der Phänomenologie. GA 24, Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1989.
____. Wisssenschaft und Besinnung [1953]. Vorträge und Aufsätze. GA 07, Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2000.
HEISIG, J. W. Philosophers of Nothingness. Honolulu: University of Hawai’I Press, 2001.
HODGE, J. Heidegger on Virtue and Technology: the movement of nihilism. In: HEMMING, P. L. (et. al.). The Movement of Nihilism: Heidegger’s Thinking after Nietzsche. London: Continuum, 2011.
LOUNDO, D. A noção de svabhāva nas escolas védicas e materialistas da filosofia clássica da Índia. In: GOUVEIA, A. (et al). Nagarjuna: exame do ser e do não ser: tradução, notas e comentários aos textos sânscrito, mandarim e tibetano do capítulo XV dos versos fundamentais do caminho do meio de Nagarjuna. Campinas: Editora Phi, 2018.
MICHELAZZO, J. C. Ser e Sunyata: os caminhos ocidental e oriental para a ultrapassagem do caráter objetificante do pensamento. In: LOPARIC, Z. (Org.). A Escola de Kyoto e o Perigo da Técnica. São Paulo: SWW Editorial, 2009, 95-122.
NAGARJUNA. Versos fundamentais do caminho do meio. Tradução de Giuseppe Ferraro. Campinas: Phi, 2016.
NETO, A. F. Heidegger e o inevitável diálogo com o mundo oriental. In: NETO, A. F.; GIACOIA JR, O. (Orgs). Heidegger e o pensamento oriental. Uberlândia: EDUFU, 2012.
____. Nishitani e o tradicional problema da metafísica. NETO, A. F.; GIACOIA JR., O. (Orgs.). Budismo e Filosofia em Diálogo. Campinas: Editora Phi, 2014;
NISHITANI, K. La religión y la nada. Tradução de Raquel Bouso García. Madrid, Espanha: Siruela, 1999.
____. On Buddhism; translated by Seisaku Yamamoto; Translation and introduction by Robert E. Carter. Albany: State University of New York Press, 2006.
____. Religion and Nothingness. Translation with an introduction by Jan Van Bragt, Foreword by Winston L. King; Berkeley: University of California Press, 1982.
____. The Self-Overcoming of Nihilism. Translation and introduction by Graham Parkes. Albany: State University of New York Press, 1990.
TEIXEIRA, L. F. F. O caminho da negatividade entre Ocidente e Oriente: a recepção contemporânea de Mestre Eckhart em Keiji Nishitani. In: PRINCIPIOS, v. 22, p. 159-178, 2015.
VATTIMO, G. El fin de la modernidade. Barcelona: Gedisa, 1987.
____. O fim da modernidade. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VOLPI, F. O Niilismo. Tradução de Aldo Vannucchi. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).