LITERATURA E UNIVERSIDADE: CRISES, TENSÕES E COLISÕES
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94053Keywords:
Formação de professores, Precarização do trabalho, Pós-capitalismo, Crítica à Cultura InformacionalAbstract
O presente ensaio coloca em evidência o “estatuto da literatura” e as questões relativas ao seu ensino na universidade. Para tanto, traça uma problematização sobre as condições materiais e ideológicas em que se dá o ensino de literatura em um curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, fazendo uma revisão de dois textos seminais de Antonio Candido, “A literatura e a formação do homem” (1977) e “O direito à literatura” (1988) e as leituras que se construíram em torno deles, principalmente o recente estudo publicado por Paulo Caetano e Luiz Penido. Tal discussão dá-se mediante problematizações acerca do estatuto da universidade no século XXI, da precarização do trabalho e a sublimação do complexo internético e das TIC’s no contexto do “rumo a um mundo pós-capitalista”, de acordo com Jonathan Crary, e uma crítica à cultura informacional, partindo da discussão com Glaucia Dunley.
References
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, 2012. DOI: 10.20396/remate.v0i0.8635992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 30 jun. 2024.
CAETANO, Paulo Roberto Barreto; PENIDO, Luiz Henrique Carvalho. Leituras de “O direito à Literatura”, de Antonio Candido. In: Revista Investigações, Recife, v. 37, n. 1, p. 1 - 18, 2024 ISSN Digital 2175-294x. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/258356. Acesso em: 29 jun. 2024.
COSTA, Célia Regina; QUEIROS, Emanuela Carla Medeiros de. Literatura na formação/atuação de professores de língua portuguesa. In: Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas/MS, v. 4, n. 8, p. 327-344, Dezembro 2023. Dossiê PROFLetras: Contribuições para o Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/19372. Acesso em: 30 jun. 2024.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
CRARY, Jonathan. Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Uma entrevista com Jacques Derrida. Trad. Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DUNLEY, Glaucia. A festa tecnológica: o trágico e a crítica da cultura informacional. São Paulo: Editora Escuta/Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015.
DURÃO, Fábio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020.
DURÃO, Fábio Akcelrud; CECHINEL, André. Ensinando literatura. A sala de aula como acontecimento. São Paulo: Parábola, 2022.
EUGÊNIO, Thiago. O leitor em (trans)formação e a mediação literária no ensino superior. In: SANTA RITA, Ana Carolina Rocha; SAMPAIO, Wendel Vasconcelos (Orgs.). Leitura de Literatura no ensino superior: seis estudos e um relato. Curitiba: Editora CRV, 2019. P. 15 – 30.
FRANCHETTI, Paulo. Sobre o ensino de literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2021.
GODINHO, Josué Borges de Araújo. Pensar a literatura (e seu ensino) como zona de vizinhança e convergência. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 18, p. e023tl4010, 2023. DOI: 10.22169/revint.v18.e023tl4010. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/e023tl4010. Acesso em: 30 jun. 2024.
MCCARTHY, Cormac. Meridiano de sangue ou O rubor crepuscular no Oeste. Trad. Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020.
NATALI, Marcos. A literatura em questão. Sobre a responsabilidade da instituição literária. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SAFATLE, Vladimir. Alfabeto das colisões: filosofia prática em modo crônico. São Paulo: Ubu Editora, 2024.
SANTA RITA, Ana Carolina Rocha; SAMPAIO, Wendel Vasconcelos (Orgs.). Leitura de Literatura no ensino superior: seis estudos e um relato. Curitiba: Editora CRV, 2019.
SANTIAGO SOBRINHO, João Batista. Expedições, recados, vizinhanças e diferenças entre mapas: O conto Recado do morro de João Guimarães Rosa e o filme Stalker de Andrei Tarkovski. Perspectivas, 5(2), 69–86. https://doi.org/10.20873/rpv5n2-74. Acesso em: 30 jun. 2024.
VALERY, P. La idea fija. Madri: Visor, 1988.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Josué Borges de Araújo Godinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).