DEMOCRACIA E FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO IDEOLÓGICA DESTES CONCEITOS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n10id19918Resumen
O presente artigo tem o objetivo de analisar a formação do senso comum no contexto da sociedade capitalista, tendo como referencial teórico escritos de Marx e de Gramsci. Abordamos a dimensão ideológica da política implícita na forma de pensar comum e no modo como assimila conceitos sem crítica. Explicitam-se os limites e possibilidades das noções de democracia e de formação humana, tendo como horizonte a luta de classes. O aspecto educativo se expressa na superação da aparência do empírico imediato para mostrar as relações de força que este imediato oculta. Na abordagem dialética o empírico não é o imediatamente dado, que se constitui em aparência do real, mas sim o fato em seu contexto, enquanto elemento de uma estrutura social determinada, com uma dimensão histórica pela qual se produz o movimento da vida material e espiritual. A formação humana não pode se realizar em uma sociedade dividida e marcada pela extrema desigualdade social como é a sociedade capitalista.
Palavras-Chave: Estado, democracia, formação humana, ideologia, educação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).