CULTURA E EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA: ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICO-TEOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2017n11id31016Palabras clave:
Idade Medieval, Cultura, EducaçãoResumen
Este artigo objetiva ratificar epistemologicamente a desmistificação convencional sobre a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Para tanto, elencaram-se como categorias principais de análise a cultura e a educação nesse período histórico. Trata-se de uma pesquisa construída através de revisão de literatura em referenciais teóricos peculiares. Utilizou-se o método dedutivo, acompanhado de abordagem qualitativa. O artigo distribui-se em quatro tópicos. O primeiro faz uma exposição geral do texto. O segundo debate sobre os aspectos culturais e educacionais na Alta Idade Média. O terceiro discute acerca dos mesmos aspectos anteriores na Baixa Idade Média. Por fim, o quarto contempla alguns juízos de valor sobre todo o compósito textual. Os resultados demonstram que, em vez de um período de “trevas”, a Idade Média deve ser classificada como um período fértil nos aspectos culturais e educacionais, quando são fundados os sistemas escolares e universitários, legados que perduram até os dias atuais.Citas
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
CHÂTELET; François; DUHAMEL, Olivier; PSIER-KOCHNER, Evelyne. História das idéias políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
COSTA, José Silveira. Tomás de Aquino: a razão a serviço da fé. Rio de Janeiro: Moderna, 1993.
DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
LE GOFF, Jacques. A Idade Média de Jacques Le Goff (entrevista). L’Histoire, n. 236, p. 80-86, 1999.
LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
______. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1980.
LERNER, Robert E.; MEACHAM, Standish. História da civilização ocidental: do homem das cavernas às naves espaciais. 29. ed. São Paulo: Globo, 1989.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).