ROUSSEAU: APORIAS DA AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n15id43139Palabras clave:
Liberdade, Participação, Autonomia, Democracia, RepublicanismoResumen
A festa acabou, o povo sumiu. O tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau oferece poucos motivos para festejar. Mesmo empregando uma matriz de legitimidade democrática, no Contrato social, Rousseau não desenvolve perspectivas favoráveis para o futuro. O artigo examina a avaliação paradoxal do republicanismo moderno, mostrando a radicalidade com a qual Rousseau desenvolve o princípio da autonomia do cidadão – sacrificando-a finalmente em nome da autenticidade do indivíduo. Com essas aporias torna-se evidente como Rousseau poderia ser ao mesmo tempo protagonista da autonomia política e descobridor da autenticidade moderna. Nesse sentido, a obra de Rousseau não escapa da dialética do iluminismo.
Citas
FERRARA, Alessandro. Modernity and Authenticity: A Study of the Social and Ethical Thought of Jean-Jacques Rousseau. New York: State University of New York Press, 1992.
FORSCHNER, Maximilian. Rousseau. Freiburg: Alber Verlag, 1977.
FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa de representação. São Paulo: Humanitas, 2003.
HERB, Karlfriedrich. Rousseaus Theorie legitimer Herrschaft. Voraussetzungen und Begründungen, Würzburg: Königshausen und Neumann, 1989.
_______. Luz e sombra. O público e o privado em Jean-Jacques Rousseau e Hannah Arendt, in: Philósophos. Revista de Filosofia 7 (2002) 75-90.
IINSTON, Kevin. Rousseau and Radical Democracy. London: New York, 2010.
KUSTER, Friederike. Rousseau – Die Konstitution des Privaten. Zur Genese der bürgerlichen Familie. Berlin: De Gruyter, 2005.
MANIN, Bernard. Principes du gouvernement représentatif. Paris, 1996.
NASCIMENTO, Milton Meira do. A farsa da representação política: Ensaios sobre o pensamento político de Rousseau. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.
REIS, Helena Esser dos. Rousseau, um democrata radical? In: Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2) (2019).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Ed. B. Gagnebin e M. Raymond. Paris: Gallimard, 1959 ss.
STAROBINSKI, Jean. Rousseau. Jean-Jacques Rousseau: A Transparência e o obstáculo. Seguido de sete ensaios sobre Rousseau. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TALMON, Jacob L. The Origins of Totalitarian Democracy. Boston, 1952.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).