A PRESENÇA DE FEUERBACH NA LÓGICA DA FILOSOFIA DE ERIC WEIL
DOI:
https://doi.org/10.30611/2015n6id5197Resumen
A presença de Feuerbach na Categoria de Deus da Logique de la Philosophie (1950) de Eric Weil foi discutida pelos principais intérpretes da filosofia weiliana desde os anos 1970. De fato, não se pode negar em princípio tal influência. Tanto para Feuerbach como para Weil, Deus é uma projeção do homem e a teologia nada mais é que antropologia. Entretanto, isso não significa que não existem diferenças entre a posição de Feuerbach e a de Weil. É certo que, para Eric Weil, o finito produz o infinito, mas isso não denota que o infinito se reduz ao finito, tal qual defende Feuerbach. O discurso sobre Deus revela um Sentido infinito, não apreendido totalmente pelo homem finito. O que importa para Weil é a ideia de liberdade presente em todos os discursos humanos, inclusive no discurso teológico. Por isso, o discurso teológico não pode simplesmente ser ignorado pela filosofia. O presente artigo almeja destacar justamente as semelhanças e diferenças da posição da ideia de Deus em Weil em relação à concepção de Feuerbach.Descargas
Publicado
2016-10-06
Número
Sección
Dossiê Ludwig Feuerbach: Antropologia e Ética
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).