O CONCEITO DE ÉTICA PARA MARX E ENGELS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2016n8id5217Resumen
O presente trabalho visa a explicitar o conceito de ética para Marx e Engels. O artigo propõe a compreensão da ética de Marx e Engels como subdividida em dois planos que se comunicam. O primeiro plano da ética seria derivado das relações dominantes de produção do capitalismo, como relações de exploração. Esse plano da ética revelaria valores indesejáveis como heterônima, desrespeito, exploração, relações de mando e hierarquia, egoísmo, competição, alienação, embrutecimento e coisificação das pessoas. Tal plano ético é objeto de crítica dos autores. O segundo plano da ética seria derivado da luta de classes que se coloca contra o modo de produção capitalista e seria composto de valores desejáveis como a não exploração, relações de igualdade entre as pessoas, altruísmo, autonomia, respeito, consciência, democracia e consideração entre os humanos.Descargas
Publicado
2016-10-06
Número
Sección
Artigos Fluxo Contínuo
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).