A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n17id60616

Palabras clave:

Filosofia, Tecnologia, Design, Educação tecnológica, Ensino

Resumen

A investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica.

Citas

DAKERS, J. R. (Ed.). Defining technological literacy towards and epistemological framework. New York: Palgrave Macmillan, 2006.
ECHEVERRÍA, Javier. La revolución tecnocientífica. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2003.
FEIBLEMAN, J. Pure science, applied science, and technology: An attempt at definitions. In: Philosophy and technology: readings in the philosophical problems of technology. New York: The Free Press, 1983.
INKSTER, Ian. (Ed.). History of technology. New York: Continuum, 2009.
JARVIE, I.C. Technology and the structure of knowledge. In: MITCHAM, C. MACKEY, R. Philosophy and technology: reading in the philosophical problems of technology. New York: The Free Press, 1983.
MACLEAN, R., & WILSON, D. Introduction. In R. Maclean& D. Wilson (Eds.), International handbook of education for the changing world of work (pp. lxxiii–cxii). Dordrecht: Springer. 2009.
MICHAEL, M. How to understand mundane technology: new way so thinking about human-technology relations. In: DAKERS, J. R. (Ed.). Defining technological literacy towards and epistemological framework. New York: Palgrave Macmillan, 2006.
MITCHAM, C. Thinking through technology: the path between engineering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
PETROSKI, H. The evolution of use things. New York: Vintage, 1994. PITT, J. Philosophy, engineering, and the sciences. In: POEL, Ibo van de; GOLDBERG, David E (Editors). Philosophy and engineering: an emerging agenda. New York, Springer, 2010.
QUERALTÓ. R. Ética, tecnología y valores en la sociedad global: el caballo de troya al revés. Madrid: Editorial Tecnos, 2003.
________. Technology as a new condition of possibility of scientific knowledge. In: Phil & Tech 4:2 Winter, 1998.
WILLIAMS, P. J. Vocation and general technology education. In: WILLIAMS, P.J.; JONES, A.; BUNTTING, C. (Eds). The future of technology education. [S/R].
VRIES, Marc J. Translating customer requirements into technical specifications. In: MEIJERS, Anthonie W.M. (Editor). Philosophy of technology and engineering sciences (Handbook of the philosophy of science). Amsterdam, Elsevier, 2009.
SIMONDON, G. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Promoteo Libros, 2007.
SKOLIMOWSKI, H. The structure of thinking in technology. In: MITCHAM, C. MACKEY, R. Philosophy and technology: reading in the philosophical problems of technology. New York: The Free Press, 1983.
SZCZEPANIK, G. 2017. O design como um modelo metodológico para a tecnologia. Pensando – Revista de Filosofia. Teresina. Vol. 8, n.15, 2017.
________. A relação entre ciência e tecnologia a partir de três modelos teóricos distintos. Dois pontos: Curitiba, São Carlos. Vol. 12, n. 1, abril de 2015.

Publicado

2020-08-27

Número

Sección

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação