A FILOSOFIA PLATÔNICA ENTRE O ECLETISMO DE PLUTARCO E O CORPUS HERMETICUM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2023n29id91343

Palabras clave:

Religião egípcia, Filosofia grega, Plutarco, Ecletismo, Platonismo

Resumen

Este presente artigo tem por objetivo fazer considerações acerca da origem tardia do Corpus Hermeticum, assim como seu possível desenvolvimento, a partir do caldo multicultural e das similaridades religiosas entre as escolas filosóficas da Grécia clássica e helenística, em específico por influência direta de Pitágoras e de Platão, por meio de Plutarco, da escola eclética e de certa influência indireta das escolas do oriente, em específico a egípcia, na tentativa de revelar a possível, mas bem provável, origem posterior ao séc I dos escritos conhecidos como Corpus Hermeticum. Essa conjunção de escolas de pensamento, podem ter tido o efeito em comum e uma possível responsabilidade de formarem, ou até mesmo de servirem como agente acelerador, do pensamento filosófico grego pré-socrático, que irá influir diretamente no pensamento clássico e helenístico.

Citas

APULEIO. O asno de ouro. São Paulo: Ed. Cultrix, 1967.

BALMES, Jaime. História da Filosofia. Rio de Janeiro: Ed. CDB, 2022.

BUKKYO, Dendo Kyokai. A Doutrina de Buda. 3° ed. São Paulo: [s. n.], 1982.

HERMES, Trimegistum. Corpus Hermeticum. Tradução, edição, introdução e notas de Américo Sommerman. São Paulo: Polar, 2019.

HERÓDOTO. Histórias. Livro II – Euterpe. Tradução, introdução e notas de Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: Edipro, 2016.

PLUTARCO. De Ísis e Osíris. Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: [s. n.], 2022.

Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará