REFLEXÃO SOBRE: MÚSICA POPULAR, FILOSOFIA PRÁTICA, ARTE, RELIGIÃO: VERDADES NOS MITOS?
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94065Palabras clave:
movimento de resistência natural, busca de sentido, unidade cósmica, modos de expressãoResumen
esboça um ponto de contato existente, em razão do instinto de preservação, entre fazeres diversos em sua origem como o são as artes, em geral, música, filosofia, e religião, enquanto algo que brota do coração, do sentimento, originariamente, representando algo vivo, forte, impactante, como um bom prato quando sai do forno, antes de começar a esfriar, travando o despertar do apetite. Nestes diferentes âmbitos, de início, tem-se, de maneira inevitável, o encantamento do próprio mundo, fortalecendo-se a esperança, depois, este, avança, esfria, gela, morre.
Citas
ACTAS DEL CONGRESO/ANAIS DO CONGRESSO. Resúmenes/Resumos. (2024. Buenos Aires, Argentina). Vol. 1, Nº1, CONGRESO DEL GEI-ROUSSEAU. Rousseau y el Siglo XVIII. Diálogos Ibero americanos. Buenos Aires, – UNIPE. Goiânia-Go, Fac. de Educ. Vera Waksman et. alii (org).
ESPINDOLA, A. de. Escopo do admirável; ensaio filosófico e político [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022, 211p. (disponível em: http.//www.editorafi.org).
ESPÍNDOLA, A. de. Ensaios de leitura de escritos filosóficos clássicos em torno da reflexão ética e política. São Leopoldo / RS: Editora Nova Harmonia, 2008, 174p.
GRIMSLEY, R. La filosofia de Rousseau. Madrid: Alianza, 1993.
LUKÁCS, G. Pensamento vivido; autobiografia em diálogo. SP: Instituto Lukács, 2017.
MATOS, F. de. O filósofo e o comediante; ensaios sobre literatura e filosofia na Ilustração. prefácio de Bento Prado Júnior. BH: Ed. UFMG, 2001, 267p.
ROUSSEAU, J.-J. Escritos sobre música. Valencia: Publicacions de la Universitat de València. 2001.
ROUSSEAU, J.-J. Émile ou de l’éducacion. OC. Paris: Gallimard, 1969, T, IV.
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. SP: Companhia das Letras, 1991.
TODOROV, T. Frágil felicidad; un ensayo sobre Rousseau. Barcelona: Editorial Gedisa, 1987.
ZAPPA, R. Chico Buarque; para todos. Rio de Janeiro: Relume Dumará/ Prefeitura,1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arlei de Espíndola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).