BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA NO PENSAMENTO DE ARTHUR DANTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/33n33id94073

Palabras clave:

Danto, filosofia, literatura, ciência, arte

Resumen

O filósofo da arte, Arthur Danto, propõe um sistema filosófico no qual a questão de saber o que é arte exerce uma função estrutural. No entanto, o que propomos aqui é uma espécie de recuo que se volta a uma questão de fundo: o que Danto entende por filosofia? Visto que o percurso, oferecido pelo autor, para responder à questão, passa pela aproximação entre filosofia e literatura, tentaremos explorar os limites entre essas duas práticas textuais e expor os passos argumentativos através dos quais Danto pretende devolver à filosofia a complexidade que é aplainada pela prática acadêmica/filosófica da contemporaneidade, ao aproximar-se demasiadamente do modelo estabelecido pela prática científica. Para tanto, será necessário explorar – tanto na filosofia, quanto na literatura – o estatuto do estilo, o papel da semântica e a centralidade da figura do leitor, tomado como sujeito real no qual o texto realiza seu caráter transfigurativo. Por fim, não obstante a grande importância atribuída pelo autor à aproximação entre filosofia e literatura, a tarefa que se impõe é a de saber se restam, ainda, elementos característicos capazes de distingui-las.

Citas

CHATEAU, D. La Question de la question de l'art: note sur l'esthétique analytique (Danto, Goodman et quelques autres). Saint-Denis: Presses universitaires de Vincennes, 1994.

DANTO, A. O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Artefilosofia. n 1. UFOP. 2006.

DANTO, A.. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DANTO, A.. A Transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DANTO, A. O Descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

DANTO, A.. Andy Warhol. Icons of America. Connecticut: Yale University Press, 2009.

Publicado

2024-08-31

Número

Sección

Dossiê Filosofia & Literatura