BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A APROXIMAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA NO PENSAMENTO DE ARTHUR DANTO
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94073Palabras clave:
Danto, filosofia, literatura, ciência, arteResumen
O filósofo da arte, Arthur Danto, propõe um sistema filosófico no qual a questão de saber o que é arte exerce uma função estrutural. No entanto, o que propomos aqui é uma espécie de recuo que se volta a uma questão de fundo: o que Danto entende por filosofia? Visto que o percurso, oferecido pelo autor, para responder à questão, passa pela aproximação entre filosofia e literatura, tentaremos explorar os limites entre essas duas práticas textuais e expor os passos argumentativos através dos quais Danto pretende devolver à filosofia a complexidade que é aplainada pela prática acadêmica/filosófica da contemporaneidade, ao aproximar-se demasiadamente do modelo estabelecido pela prática científica. Para tanto, será necessário explorar – tanto na filosofia, quanto na literatura – o estatuto do estilo, o papel da semântica e a centralidade da figura do leitor, tomado como sujeito real no qual o texto realiza seu caráter transfigurativo. Por fim, não obstante a grande importância atribuída pelo autor à aproximação entre filosofia e literatura, a tarefa que se impõe é a de saber se restam, ainda, elementos característicos capazes de distingui-las.
Citas
CHATEAU, D. La Question de la question de l'art: note sur l'esthétique analytique (Danto, Goodman et quelques autres). Saint-Denis: Presses universitaires de Vincennes, 1994.
DANTO, A. O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Artefilosofia. n 1. UFOP. 2006.
DANTO, A.. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DANTO, A.. A Transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DANTO, A. O Descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
DANTO, A.. Andy Warhol. Icons of America. Connecticut: Yale University Press, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Veronica Ferreira Bahr Calazans
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).