DEPRESSÃO E O IMPACTO NA PRÁTICA DOCENTE EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM FORTALEZA (CE)

Autores/as

  • Rafaella de Melo Matos Barreto Logos University International - UNILOGOS Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)
  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumen

Neste artigo, trazemos dados de um estudo realizado com professores do ensino
médio numa escola da rede estadual de ensino em Fortaleza (CE) sobre a depressão e sua relação com a prática docente. O presente artigo buscou analisar se há relação entre o trabalho docente e o aparecimento do transtorno depressivo em professores do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Fortaleza (CE). Como a depressão é uma problemática predominantemente investigada pela Psicologia, em nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, fizemos uma transposição didática dos termos, dos instrumentos de avaliação para a Educação. Participaram da investigação 26 professores que compuseram nossa amostra. Utilizamos como instrumento de análise o Inventário Beck de Depressão (BDI), além de um questionário sociodemográfico. Os resultados apontam para o adoecimento psicoemocional dos professores, sendo o exercício da docência uma atividade laboral de caráter insalubre que apresenta preditores para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Publicado

2020-10-02

Número

Sección

Artigos