REFLEXÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CAMINHOS PARA SUA EFETIVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO NO PARÁ

Autores

  • Jakson José Gomes de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ana Lúcia Almeida de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral refletir sobre o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quais os caminhos percorridos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no estado do Pará. Apresenta os seguintes objetivos específicos: contextualizar a elaboração da BNCC; compreender os marcos legais na elaboração da BNCC; conhecer os caminhos para sua efetivação. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. O método de análise é a hermenêutica descritiva, tendo a observação como instrumento de produção de informações. Traz, em seu bojo, uma contextualização sobre a BNCC, seus aspectos legais para elaboração, alguns conceitos básicos e, ainda, descreve a efetivação da BNCC no currículo da educação básica no município supracitado. As conclusões apontam que a BNCC tem por objetivo padronizar o ensino básico em todas as modalidades de ensino. A BNCC não é um currículo, mas um documento norteador para sua elaboração ou reelaboração; todavia, existe a necessidade de um aprofundamento sobre este documento, que apresenta, em seu contexto, força de lei para sua implantação na educação básica.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos