REFLEXÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CAMINHOS PARA SUA EFETIVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO NO PARÁ
Abstract
Este artigo tem como objetivo geral refletir sobre o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quais os caminhos percorridos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no estado do Pará. Apresenta os seguintes objetivos específicos: contextualizar a elaboração da BNCC; compreender os marcos legais na elaboração da BNCC; conhecer os caminhos para sua efetivação. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. O método de análise é a hermenêutica descritiva, tendo a observação como instrumento de produção de informações. Traz, em seu bojo, uma contextualização sobre a BNCC, seus aspectos legais para elaboração, alguns conceitos básicos e, ainda, descreve a efetivação da BNCC no currículo da educação básica no município supracitado. As conclusões apontam que a BNCC tem por objetivo padronizar o ensino básico em todas as modalidades de ensino. A BNCC não é um currículo, mas um documento norteador para sua elaboração ou reelaboração; todavia, existe a necessidade de um aprofundamento sobre este documento, que apresenta, em seu contexto, força de lei para sua implantação na educação básica.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)