COVID-19 E OS IMPACTOS NA INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES E/OU RACIALIZADOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77982

Palavras-chave:

COVID-19, Estudantes imigrantes, Racialização, Integração, Ensino Superior

Resumo

A pandemia por doença da COVID-19 tem levado a importantes transformações socioeconômicas e exigido dos governos e de outras instituições diversas medidas e políticas de mitigação ou minimização de alguns dos seus impactos. Tendo em conta que os impactos (e também as medidas) são sentidos diferencialmente por pessoas em diferentes posições sociais, este estudo foca a experiência de estudantes imigrantes e/ou racializados no Ensino Superior em Portugal. Tendo sido a pandemia considerada como situação-limite, procurou-se compreender como as pessoas desse grupo foram impactadas na sua integração e em seus trajetos acadêmicos, nomeadamente o modo como as mudanças impostas pela pandemia podem ter contribuído para a agudização e o aprofundamento de vulnerabilidades e de fragilidades sociais e econômicas. O objetivo deste estudo foi, por isso, compreender as experiências e vivências dos estudantes imigrantes e/ou racializados, e as transformações que a pandemia trouxe na sua integração e trajetória acadêmica. Fez-se a opção metodológica pela entrevista narrativa episódica, tendo posteriormente o material sido analisado com recurso à análise temática. A partir da análise de 15 entrevistas on-line a estudantes de graduação, mestrado e doutorado, salientam-se a importância das motivações para a migração, as dificuldades econômicas, as dificuldades acadêmicas e as dificuldades institucionais. Porém, foi possível averiguar que prevaleceu entre eles mesmos, estudantes, o sentimento de pertença e irmanação. Ambos os achados favorecem uma reflexão sobre o fenômeno-processo da integração no contexto do Ensino Superior.

Biografia do Autor

Karen Muniz Feriguetti, Universidade do Porto (UP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Pedro Ferreira, Universidade do Porto (UP)

Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências em Educação da Universidade do Porto (UP). Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativa.

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Publicado

2021-12-24