v. 43 n. 86 (2021): Revista Educação em Debate

					Visualizar v. 43 n. 86 (2021): Revista Educação em Debate

Dossiê

Docência do ensino superior no contexto pandêmico da covid-19: experiências e expectativas.

 

Organizadores:

  • Prof.ª Dr.ª Dijane Maria Rocha Víctor - Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Prof.ª Dr.ª Maria José Costa dos Santos - Universidade Estadual do Ceará, Brasil
  • Prof.ª Dr.ª Marta Regina Furlan de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina, Brasil
  • Eduardo José Campechano Escalona - Universidad Cesar Vallejo, Peru

 

Editora-chefe:

  • Prof.ª Dr.ª Fátima Maria Nobre Lopes - Universidade Federal do Ceará, Brasil
Publicado: 2021-12-25

Edição completa

Artigos

  • A ARTE E A PANDEMIA DE COVID-19: O QUE ESTÁ LATENTE NO SER SOCIAL?

    Adele Cristina Braga Araujo, Jackline Rabelo, Francisca Maurilene do Carmo
    15 - 28
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77977
  • A CARTA PESSOAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: “ENCONTROS” (AUTO)BIOGRÁFICOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19

    Sebastião Silva Soares
    29 - 45
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77978
  • A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE PANDÊMICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LOCALIZADO NO NORTE DO PARANÁ

    Adriana Regina de Jesus
    46 - 58
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77979
  • ALL YOU NEED IS LOVE: EXECUÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Camilla Damian Mizerkowski Crestani, Vanessa Lopes Ribeiro, Flavia Duarte Ferraz Sampaio
    59 - 75
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77980
  • APRENDIZAGENS, AFETOS E DESAFIOS: DOCÊNCIA E DISCÊNCIA EM CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

    Fernanda Priscila Alves da Silva
    76 - 86
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77981
  • COVID-19 E OS IMPACTOS NA INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES E/OU RACIALIZADOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS

    Karen Muniz Feriguetti, Pedro Ferreira
    87 - 104
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77982
  • DIALOGICIDADE E ESCUTA SENSÍVEL: METODOLOGIAS ATIVAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO ENTRE AFETOS DA PANDEMIA DE COVID-19

    Poliana Gomes de Oliveira Guedes, Maria Dolores dos Santos Vieira
    105 - 120
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77983
  • DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

    Maria Josélia Zanlorenzi, Samuel Liebel, Saulo Rodrigues de Carvalho
    121 - 135
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77984
  • EFEITOS DA APRENDIZAGEM REMOTA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

    Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Lauro Lopes Pereira-Neto, Leandro Silva Almeida
    136 - 150
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77985
  • ESTÁGIO ON-LINE: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Dulcelina da Luz Pinheiro Frasseto
    151 - 167
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77986
  • EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA E PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19: A DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ORGANIZADA PELO EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO

    Michele Salles El Kadri, Denise Ismenia Grassano Ortenzi, Maria Paula Pereira de Lima, Silvia Gusmão Brandilla Calazans
    168 - 186
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77987
  • EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DISCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

    Christian Muleka Mwewa, Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Bárbara Fagundes Lima
    187 - 203
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77988
  • LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Jaqueline Delgado Paschoal
    204 218
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77989
  • MOVIMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS

    Simone de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz
    219 - 233
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77991
  • NOVOS PROBLEMAS E VELHAS FRAGILIDADES: A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID -19

    Fabiola Colombani
    234 - 248
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77992
  • O FIM DA PRIMAVERA: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA NO SOLO PANDÊMICO

    Marta Regina Furlan de Oliveira, Marta Chaves
    249 - 260
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77993
  • O JOGO E A MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL

    Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Géssica Cristina Coelho, Jhenifer Licero Schuete Silva, Tayna Eduarda da Silva Matos
    261 - 275
  • O POWER POINT NARRADO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES DO NAMIBE

    Elias Kakapa Chamonengue Watengãla, Domingos Salomão, Osvaldo Pedro Candeia Jamba
    276 - 288
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77995
  • PANDEMIA E ENSINO: METAMORFOSES DO EDUCAR

    Alex Sander da Silva, Guilherme Orestes Canarim, Silvana Mazzuquello Teixeira
    289 - 299
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77996
  • POR UMA RECONSTRUÇÃO DO/NO ENSINO REMOTO - RASCUNHOS E BORRÕES EM UM FAZER INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR

    Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Charles Lamartine de Sousa Freitas, Rosilene da Costa Bezerra Ramos, Francisco Mayccon Passos Costa
    300 - 312
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77997
  • RELATO SOBRE UM ESTÁGIO DE EXTENSÃO REALIZADO DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DA COVID-19: POSSIBILIDADES PARA APRENDER E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS EM FORMATO REMOTO

    Alexandra Domingues, Iris Cristina Datsch Toebe, Rafael da Silva Alves
    313 - 329
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77998
  • ROMPER COM A COLONIALIDADE E EDUCAR PARA A LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE O NOVO “ANORMAL”

    Rosângela Aparecida Hilário, Melba de Souza Rodrigues, Vinícius de Souza Santos
    330 - 347
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77999
  • VALOR FORMATIVO DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DURANTE A CRISE PANDÉMICA POR COVID-19 PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR

    Paulo Jorge Marcos Cruchinho
    348 - 359
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.78000
  • EDITORIAL

    9 - 12
    DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77976