LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR:

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77989

Palabras clave:

Letramento digital, Formação, Estágio

Resumen

Diante da situação emergencial causada pela crise sanitária em função da pandemia da COVID-19 que desencadeou a suspensão das atividades escolares presenciais, foi necessária a reorganização dos sistemas de ensino, optando-se pelo trabalho remoto em todo o país. Desse modo, a intenção deste estudo foi discutir a relação entre letramento digital e a prática pedagógica a partir do estágio supervisionado no ensino superior, em tempos de pandemia. Por acreditar que é possível fazer uso das tecnologias de maneira mais crítica e reflexiva, o objetivo foi trazer para o debate a importância das tecnologias, para além do seu uso instrumental. Nesse sentido, a proposta desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores indica que esse campo do conhecimento se consolida, também, como espaço de pesquisa, visto que foi possível a proposição de atividades que permitiram aos futuros profissionais conhecer, analisar e intervir na educação da criança, de modo on-line, contribuindo para a sua aprendizagem e desenvolvimento integral.

Biografía del autor/a

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Infância, Educação e Formação de professores-CNPQ.

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Publicado

2021-12-24