O POWER POINT NARRADO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA:

UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES DO NAMIBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77995

Palavras-chave:

Power Point, Estratégia didática, Pandemia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades do Namibe

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre o impacto do uso do Power Point narrado, convertido em vídeo como estratégia didática utilizada pelos professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), em tempo de pandemia. A pesquisa teve uma abordagem de natureza quali-quantitativa e descritiva quanto aos objetivos preconizados. A investigação contou com a participação de dez professores. Além da revisão bibliográfica, foi utilizado um inquérito por questionário para a recolha de informação cujos resultados foram analisados por técnica de análise de conteúdos e sintetizados de acordo com a convergência de opiniões. Os resultados revelam ser pertinente o uso do Power Point como estratégia didática em tempo de pandemia pelas inúmeras vantagens que possui, desde o ponto de vista financeiro, de recursos tecnológicos até a facilidade de acesso do conteúdo. Além disso, desenvolve no estudante um espírito motivacional, investigativo, tornando-o independente e responsável, levando-o, assim, a atingir os objetivos didático-pedagógicos do ensino superior e proporcionando-lhe uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Elias Kakapa Chamonengue Watengãla, Universidade do Namibe (Angola)

Mestre em Química Medicinal pela Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências, Covilhã (Portugal). Professor efetivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Regente do curso de Química.

Domingos Salomão, Universidade do Namibe (Angola)

Doutorando em Matemática e Aplicações na Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências, Covilhã (Portugal). Professor efetivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Professor de Matemática.

Osvaldo Pedro Candeia Jamba, Universidade do Namibe (Angola)

Mestre em Matemática e Computação pela Universidade do Minho, Faculdade de Ciências, Braga (Portugal). Professor colaborador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Professor de Matemática e Informática.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. A. Processos de ensinagem na universidade:
pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ª ed. Editora Univille, 5ª.
Ed – Joinville, SC: Univille, 2005. ISBN- 85-8797-15-6.
ARAGÃO, J. W. M.; NETA, M. A. H. M. Metodologia científica. Faculdade de
Educação, Superintendência de Educação a Distância. Universidade Federal da
Bahia, Salvador: UFBA, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/
bitstream/capes/174996/2/eBook_Metodologia_Cientifica-Especializacao_em_
Producao_de_Midias_para_Educacao_Online_UFBA.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
BRÁS, C. Avaliações das tele-aulas em tempo de covid-19 pelos encarregados de
educação.Luanda. Revista Sapientiae. Angola, v.7, n. 1, p. 28-49, 2021. Disponível
em: http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/article/view/263/pdf.
Acesso em: 28 jul. 2021.
JONES, A. M. The use and abuse of PowerPoint in Teaching and
Learning in the Life Sciences: A Personal Overview. Bioscience Education, 2:1,
1-13,DOI:10.3108/beej.2003.02000004. Disponível em: https://doi.org/10.3108
/beej.2003.02000004. Acesso em: 23 jul. 2021.
JULIÃO, A. L. Professores, tecnologias educativas e COVID-19: realidades e
desafios em Angola. Revista Angolana de Ciências. Publicação Arbitrada,
Semestral, Edição Especial, v. 2, n. 2, p. 01-25, 2020. Disponível em: http://
publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/105/206. Acesso em:
21 jul. 2021.
MENEZES, A. H. N.; DUARTE, F. R.; CARVALHO, L. O. R.; SOUZA, T. E. S. S.
Metodologia Científica: teorias e aplicações na educação a distância. Petrolina,
Universidade Federal do Vale São Francisco. ISBN: 978-85-60382-92-0, 2019.
Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/
metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso
em: 23 jul. 2021.
MOMO, F. S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B.; FARIAS, E. S. Um Diagnóstico do uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em uma Instituição de Ensino
Superior. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 4,
n. 2, p. 51-68, 2017, doi:https://doi.org/10.18256/2359-3539.2017.v4i2.2085,
ISSN: 2359-3539. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/
article/view/2085/1708. Acesso em: 24 jul. 2021.
OLISKOVICZ, K.; PIVA, D. C. As estratégias didácticas no ensino superior;
quando é o momento certo para se usar as estratégias no ensinosuperior?
Revista de Educação, v. 15, n. 19, p. 111- 127, 2012. Disponível em: https://
revista.pgsskro ton.com/index.php/educ/article/view/1710/1635. Acesso em:
28 jul. 2021.
OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas
em administração, Universidade federal de Goiás, UFG, Catalão, curso de
administração, 72 p.: il. 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/
up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em: 21
jul. 2021.
PRADONOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e
técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico.2ª ed, Novo Hamburgo - Rio
Grande do Sul – Brasil. 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/
midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20
do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
ROBERTS, T.; ROMM, C.; JONES, D. Current Practice in Web-based Delivery of IT
Courses, APWEB, Xian, China, 27-29 Oct 2000. Disponível em: https://djon.es/
blog/publications/current-practice-in-web-based-delivery-of-it-courses/. Acesso
em: 27 jul. 2021.
SACHES, C. E. Power Point como ferramenta educacional e sua contextualização
nas TICs. Revista Tecnologias na Educação, Brasil, v. 15, n. 8, edição Temática-
TICs na Escola, 2016. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads
/2016/08/Texto7-Powerpoint-como-ferramenta-educacional-e-sua-
contextualiza%C3%A7%C3%A3o-nas-TICs.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.
VASCONCELOS, Y. L.; FRANÇA, S. M.; SANTOS, F. M. Estratégias de Ensino
Aplicáveis na Educação a Distância; UNOPAR Cient., Ciênc. Human, Educ.,
Londrina, v. 14, n. 3, p. 183-188, out. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/
Secretaria%20Geral/Downloads/575.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-25