O POWER POINT NARRADO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA:

UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES DO NAMIBE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77995

Palabras clave:

Power Point, Estratégia didática, Pandemia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades do Namibe

Resumen

O presente estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre o impacto do uso do Power Point narrado, convertido em vídeo como estratégia didática utilizada pelos professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), em tempo de pandemia. A pesquisa teve uma abordagem de natureza quali-quantitativa e descritiva quanto aos objetivos preconizados. A investigação contou com a participação de dez professores. Além da revisão bibliográfica, foi utilizado um inquérito por questionário para a recolha de informação cujos resultados foram analisados por técnica de análise de conteúdos e sintetizados de acordo com a convergência de opiniões. Os resultados revelam ser pertinente o uso do Power Point como estratégia didática em tempo de pandemia pelas inúmeras vantagens que possui, desde o ponto de vista financeiro, de recursos tecnológicos até a facilidade de acesso do conteúdo. Além disso, desenvolve no estudante um espírito motivacional, investigativo, tornando-o independente e responsável, levando-o, assim, a atingir os objetivos didático-pedagógicos do ensino superior e proporcionando-lhe uma aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

Elias Kakapa Chamonengue Watengãla, Universidade do Namibe (Angola)

Mestre em Química Medicinal pela Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências, Covilhã (Portugal). Professor efetivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Regente do curso de Química.

Domingos Salomão, Universidade do Namibe (Angola)

Doutorando em Matemática e Aplicações na Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências, Covilhã (Portugal). Professor efetivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Professor de Matemática.

Osvaldo Pedro Candeia Jamba, Universidade do Namibe (Angola)

Mestre em Matemática e Computação pela Universidade do Minho, Faculdade de Ciências, Braga (Portugal). Professor colaborador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe (Angola), Professor de Matemática e Informática.

Citas

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. A. Processos de ensinagem na universidade:
pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ª ed. Editora Univille, 5ª.
Ed – Joinville, SC: Univille, 2005. ISBN- 85-8797-15-6.
ARAGÃO, J. W. M.; NETA, M. A. H. M. Metodologia científica. Faculdade de
Educação, Superintendência de Educação a Distância. Universidade Federal da
Bahia, Salvador: UFBA, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/
bitstream/capes/174996/2/eBook_Metodologia_Cientifica-Especializacao_em_
Producao_de_Midias_para_Educacao_Online_UFBA.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
BRÁS, C. Avaliações das tele-aulas em tempo de covid-19 pelos encarregados de
educação.Luanda. Revista Sapientiae. Angola, v.7, n. 1, p. 28-49, 2021. Disponível
em: http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/article/view/263/pdf.
Acesso em: 28 jul. 2021.
JONES, A. M. The use and abuse of PowerPoint in Teaching and
Learning in the Life Sciences: A Personal Overview. Bioscience Education, 2:1,
1-13,DOI:10.3108/beej.2003.02000004. Disponível em: https://doi.org/10.3108
/beej.2003.02000004. Acesso em: 23 jul. 2021.
JULIÃO, A. L. Professores, tecnologias educativas e COVID-19: realidades e
desafios em Angola. Revista Angolana de Ciências. Publicação Arbitrada,
Semestral, Edição Especial, v. 2, n. 2, p. 01-25, 2020. Disponível em: http://
publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/105/206. Acesso em:
21 jul. 2021.
MENEZES, A. H. N.; DUARTE, F. R.; CARVALHO, L. O. R.; SOUZA, T. E. S. S.
Metodologia Científica: teorias e aplicações na educação a distância. Petrolina,
Universidade Federal do Vale São Francisco. ISBN: 978-85-60382-92-0, 2019.
Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/dacc/noticias/livro-univasf/
metodologia-cientifica-teoria-e-aplicacao-na-educacao-a-distancia.pdf. Acesso
em: 23 jul. 2021.
MOMO, F. S.; BEHR, A.; MARCOLIN, C. B.; FARIAS, E. S. Um Diagnóstico do uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em uma Instituição de Ensino
Superior. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 4,
n. 2, p. 51-68, 2017, doi:https://doi.org/10.18256/2359-3539.2017.v4i2.2085,
ISSN: 2359-3539. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/
article/view/2085/1708. Acesso em: 24 jul. 2021.
OLISKOVICZ, K.; PIVA, D. C. As estratégias didácticas no ensino superior;
quando é o momento certo para se usar as estratégias no ensinosuperior?
Revista de Educação, v. 15, n. 19, p. 111- 127, 2012. Disponível em: https://
revista.pgsskro ton.com/index.php/educ/article/view/1710/1635. Acesso em:
28 jul. 2021.
OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas
em administração, Universidade federal de Goiás, UFG, Catalão, curso de
administração, 72 p.: il. 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/
up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em: 21
jul. 2021.
PRADONOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e
técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico.2ª ed, Novo Hamburgo - Rio
Grande do Sul – Brasil. 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/
midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20
do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
ROBERTS, T.; ROMM, C.; JONES, D. Current Practice in Web-based Delivery of IT
Courses, APWEB, Xian, China, 27-29 Oct 2000. Disponível em: https://djon.es/
blog/publications/current-practice-in-web-based-delivery-of-it-courses/. Acesso
em: 27 jul. 2021.
SACHES, C. E. Power Point como ferramenta educacional e sua contextualização
nas TICs. Revista Tecnologias na Educação, Brasil, v. 15, n. 8, edição Temática-
TICs na Escola, 2016. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads
/2016/08/Texto7-Powerpoint-como-ferramenta-educacional-e-sua-
contextualiza%C3%A7%C3%A3o-nas-TICs.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.
VASCONCELOS, Y. L.; FRANÇA, S. M.; SANTOS, F. M. Estratégias de Ensino
Aplicáveis na Educação a Distância; UNOPAR Cient., Ciênc. Human, Educ.,
Londrina, v. 14, n. 3, p. 183-188, out. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/
Secretaria%20Geral/Downloads/575.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

Publicado

2021-12-25