A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL EMANCIPADORA DA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81170

Keywords:

gestão democrática, função social da escola, neoliberalismo, transformação social

Abstract

A escola é um ambiente representativo da educação formal e tem como função inata o ensino e a aprendizagem. Sua função social a faz ser, também, um espaço de vivências sociais, históricas e culturais propício à formação completa de um sujeito. No entanto, a estrutura organizacional neoliberal, bem como os dispositivos legais que regem a educação, reforçam o dualismo da educação brasileira, que dispõe de um sistema voltado para a formação intelectual destinado às elites dominantes e de uma educação direcionada para a formação de massa dos trabalhadores. A gestão democrática é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da função social da escola. Discussões acerca desse tema precisam ser deflagradas nas instituições de ensino, junto à comunidade escolar, a fim de que esta se sinta parte ativa do processo educacional, sendo assim ponto de partida para a emancipação do sujeito.

Author Biographies

Zaíra Nakala da Silva Câmara Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Rede do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Integrante do projeto de pesquisa O enfoque ciência-tecnologia-sociedade e a educação científica, profissional e tecnológica.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sonia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Published

2022-07-08