ILUSTRANDO DE VERMELHO:

COMO A MÍDIA CONSTRÓI A IMAGEM DO PISA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81179

Palabras clave:

PISA, análise de discurso, políticas públicas, avaliação externa

Resumen

No atual cenário sociopolítico brasileiro, a discussão sobre o papel das avaliações externas e sua interferência na formação de políticas públicas educacionais tem sido cada vez mais presente. Este trabalho nasce do questionamento sobre como a avaliação do Programme for International Student Assessment (PISA) influencia a educação no Brasil e toma como perspectiva teórica a análise de discurso de linha francesa. A partir da pergunta de pesquisa, estabeleceu-se como objetivo geral refletir sobre a forma como a mídia representa e divulga os resultados das avaliações do PISA e como isso pode afetar a educação como um todo, no sentido de moldar as políticas públicas dos países que aplicam a prova, como o Brasil; como objetivos específicos, buscou-se levantar reportagens da Folha de São Paulo sobre a última avaliação do PISA, edição de 2018, e analisar discursivamente duas reportagens. O corpus escolhido para tal reflexão são duas reportagens do jornal Folha de São Paulo relacionadas à última edição do PISA em 2018. Mais do que divulgar os resultados e problematizar o futuro dos jovens brasileiros, o objetivo da prova é entender se os sistemas educacionais têm sido eficazes na formação de seus jovens. Para isso, realiza-se uma avaliação trianual com alunos de 15 anos, a fim de comparar o rendimento das economias que participam do PISA. Com o olhar da análise de discurso como fundação teórica, aponta-se o PISA como um dos instrumentos de objetivação que corrobora mudanças no atual cenário político da educação brasileira.

Biografía del autor/a

Victor Henrique Tartari Dias, Universidade São Francisco, Itatiba (SP)

Graduando em Pedagogia, Universidade São Francisco, Itatiba (SP). Bolsista IC CNPq.

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco, Itatiba (SP)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba (SP). Bolsista Produtividade CNPq.

Citas

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Publicado

2022-07-08