NOVOS PROBLEMAS E VELHAS FRAGILIDADES:
A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19¹
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81180Palavras-chave:
ensino superior, pandemia, ensino remoto, prática docenteResumo
Com a extrema necessidade de isolamento social pela pandemia de covid-19, o ensino superior precisou reformular as aulas presenciais. A educação passou por diversas adaptações e, como consequência, os professores tiveram que adotar como medida emergencial novos métodos tecnológicos para o formato remoto. Assim, este artigo tem como objetivo apontar e discutir algumas experiências que nasceram de estratégias planejadas com o intuito de abrandar o impacto negativo causado pelo cenário pandêmico. Para tanto, foram utilizados como objeto de análise alguns relatos detalhados acerca das práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas ao longo dos meses e que retratam as sensações e sentimentos dos docentes diante de algo até então inusitado. Cabe dizer que este trabalho aponta os desafios vividos por professores nativos do ensino presencial, com pouco ou nenhum conhecimento em educação a distância, e que desenvolveram as ações educacionais estabelecidas por diferentes instituições.
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