AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O USO DA OBSERVAÇÃO E DOS REGISTROS PARA AVALIAR
Resumo
O presente artigo objetiva conhecer as concepções dos professores de Física do ensino médio, de escolas públicas e privadas do município de Teresina (PI), sobre o uso da observação e dos registros no processo de avaliação da aprendizagem. Por meio de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, obtivemos as informações necessárias ao nosso estudo, utilizando entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo, conforme Bardin (1995), e os resultados revelaram uma concepção e, consequentemente, uma finalidade para a avaliação da aprendizagem ainda presa à perspectiva tradicional de examinar, de medir, para classificar os aprendizes em aprovados ou reprovados, inclusive com a utilização da observação e dos registros para avaliar. No entanto, foi possível perceber, concomitantemente, um movimento, mesmo que visivelmente sincrético, pela maioria dos sujeitos pesquisados, em direção a uma tentativa de mudança de concepção e, portanto, de prática de avaliação.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Ensino médio. Ensino de física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)