ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A PRÁXIS DOCENTE:
O ESTADO DA QUESTÃO (EQ)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82879Palavras-chave:
estado da questão, formação continuada, educação infantil, reflexãoResumo
Este ensaio apresenta o caminho percorrido em uma disciplina sobre a construção do Estado da Questão (EQ) no curso de mestrado. Para subsidiar a investigação, adotamos os seguintes questionamentos: o que os trabalhos científicos revelam sobre a formação continuada na Educação Infantil? Quais as contribuições e lacunas do inventariado em relação à práxis docente na creche? Propomos como objetivos específicos identificar os trabalhos publicados que se aproximam das seguintes categorias: formação continuada, educação infantil e práxis docente. A metodologia adotada configura-se em uma pesquisa quali-quantitativa de abordagem reflexiva respaldada pelo levantamento bibliográfico. O levantamento foi realizado no Portal de Periódicos da CAPES. Consultamos os artigos científicos publicados nessa base, adotando um recorte temporal de cinco anos, compreendido entre 2017 e 2021. O referencial teórico ancorou-se nos estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), Imbernón (2010) e Gomes (2009). Os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada dos professores da educação infantil vem ganhando notoriedade no campo científico e na sociedade. Constatamos ainda, através dos artigos lidos, uma pequena quantidade de trabalhos referentes à educação das crianças que frequentam as creches. Concluímos que os estudos realizados por meio do EQ, mediados pela reflexão e diálogo, possibilitaram-nos fazer interlocuções com o objeto de estudo, auxiliando tanto na confirmação das categorias teóricas como também dos objetivos e do problema da pesquisa.
Referências
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