VISÕES DE EXPERIÊNCIAS E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92367

Palavras-chave:

aprendizagem, educação superior, cartografias, narrativa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa direcionada a explorar a visão dos estudantes universitários das áreas das humanidades sobre seus processos de aprendizagem. Partindo das seguintes perguntas – Quais são as principais características da aprendizagem?  Como, onde, quando, com o quê e com quem os estudantes consideram que aprendem? Em que contextos explicam a aprendizagem? Como a vontade de aprender os afeta? –, convidamos trinta e oito estudantes de graduação e pós-graduação para elaborar cartografias, narrativas e diálogos sobre os principais fatores que para eles intervêm em suas trajetórias de aprendizagem. Concentramos os resultados em três áreas: as dimensões contextuais da aprendizagem; a dimensão subliminar; e a dimensão experiencial. O artigo termina com as implicações deste estudo para a educação superior na sociedade  contemporânea.

Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).

Juana Maria Sancho Gil, Universidade de Barcelona (UB)

Doutora em Psicologia Educativa pela Universidade de Barcelona (UB). Mestra em Educação pelo London
Institute of Education (University of London). Professora da Universidade de Barcelona (UB).

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Publicado

2023-10-21