VISÕES DE EXPERIÊNCIAS E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92367Palavras-chave:
aprendizagem, educação superior, cartografias, narrativaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa direcionada a explorar a visão dos estudantes universitários das áreas das humanidades sobre seus processos de aprendizagem. Partindo das seguintes perguntas – Quais são as principais características da aprendizagem? Como, onde, quando, com o quê e com quem os estudantes consideram que aprendem? Em que contextos explicam a aprendizagem? Como a vontade de aprender os afeta? –, convidamos trinta e oito estudantes de graduação e pós-graduação para elaborar cartografias, narrativas e diálogos sobre os principais fatores que para eles intervêm em suas trajetórias de aprendizagem. Concentramos os resultados em três áreas: as dimensões contextuais da aprendizagem; a dimensão subliminar; e a dimensão experiencial. O artigo termina com as implicações deste estudo para a educação superior na sociedade contemporânea.
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