DISPUTAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
HEGEMONIA, DIFERENÇA E CONTINGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92555Palavras-chave:
gênero e sexualidade, ensino médio em tempo integral, projeto de vidaResumo
Este estudo visa promover um debate mais aprofundado sobre as questões de gênero e sexualidade, analisando os materiais didáticos utilizados por professores da disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola do município de Mossoró (RN). O presente estudo se alinha a uma problematização teórica, reflexiva e político-discursiva com os estudos desenvolvidos na perspectiva pós-crítica, ancorados na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores. A análise desses documentos se faz importante principalmente para tentar compreender como essas instâncias estão organizadas, as articulações discursivas, os significantes privilegiados e as intenções postas em um contexto marcado por investidas da globalização neoliberalista, que está cada vez mais invadindo o campo da educação, com discursos sedutores que tentam “vender” suas propostas como eficientes e salvadoras dos problemas educacionais. Em se tratando das questões de gênero e sexualidade, a própria ideia de construção do Projeto de Vida contribui para o apagamento do diálogo sobre as diferenças. Esse debate é fundamental para ampliar as possibilidades de enfrentamento das temáticas de gênero e sexualidade, correlacionando-as com os aspectos pessoais, familiares, escolares, configurando-se como importantes e necessárias para o desenvolvimento dos seus processos de subjetivação.
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