DISPUTAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
HEGEMONIA, DIFERENÇA E CONTINGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92555Keywords:
gênero e sexualidade, ensino médio em tempo integral, projeto de vidaAbstract
Este estudo visa promover um debate mais aprofundado sobre as questões de gênero e sexualidade, analisando os materiais didáticos utilizados por professores da disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola do município de Mossoró (RN). O presente estudo se alinha a uma problematização teórica, reflexiva e político-discursiva com os estudos desenvolvidos na perspectiva pós-crítica, ancorados na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores. A análise desses documentos se faz importante principalmente para tentar compreender como essas instâncias estão organizadas, as articulações discursivas, os significantes privilegiados e as intenções postas em um contexto marcado por investidas da globalização neoliberalista, que está cada vez mais invadindo o campo da educação, com discursos sedutores que tentam “vender” suas propostas como eficientes e salvadoras dos problemas educacionais. Em se tratando das questões de gênero e sexualidade, a própria ideia de construção do Projeto de Vida contribui para o apagamento do diálogo sobre as diferenças. Esse debate é fundamental para ampliar as possibilidades de enfrentamento das temáticas de gênero e sexualidade, correlacionando-as com os aspectos pessoais, familiares, escolares, configurando-se como importantes e necessárias para o desenvolvimento dos seus processos de subjetivação.
References
BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BORGES, Z. N. et al. Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 21-38, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155018743003. Acesso em: 22 jul. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2016-pdf/40791-bncc-proposta-preliminar-segunda-versao-pdf/file. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 22 jul. 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação do novo ensino médio. Brasília, DF, 2019.
BURITY, J. A. A onda conservadora na política brasileira traz o fundamentalismo ao poder? In: ALMEIDA, Ronaldo de; TONIOL, Rodrigo (org.). Conservadorismo, fascismos e fundamentalismos: análises conjunturais. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2018. p. 15-66.
BURITY, J. A. El pueblo evangélico: construcción hegemónica, disputas minoritarias y reacción conservadora. Encartes, v. 3, n. 6, p. 1-35, set. 2020-fev. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344352039_El_pueblo_evangelico_-_construccion_hegemonica_disputas_minoritarias_y_reaccion_conservadora. Acesso em: 15 jun. 2021.
BURITY, J. A. Pós-estruturalismo e a teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRA, 2014.
FURLANI, J. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 67-82.
INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE). Material do educador: aulas de projeto de vida 1.º e 2.º anos do ensino médio. São Luís: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2016. Disponível em: http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/MATERIAL-DO-EDUCADOR-AULAS-DE-PROJETO-DE-VIDA.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.
INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE). Pós-médio: um mundo de possibilidades. São Luís: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2017.
JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. In: MISKCOLCI, R.; PELÚCIO, L. (org.) Discursos fora da ordem. São Paulo: Annablume, 2012. p. 279-305. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131962/Pedagogia-do-armario-Richard-Miskolci-e-Larissa-Pel%c3%bacio-Orgs.-Discursos-Fora-da-Ordem-Sexualidades-Saberes-e-Direitos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 jun. 2021.
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. London: Verso, 1985.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do ensino médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./maio 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963/pdf . Acesso em: 20 maio 2022.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARACCI, João Gabriel. O ‘kit gay’ e a dificuldade de desmentir falsidades na política. Nexo, 2 abr. 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/academico/2020/04/02/O-%E2%80%98kit-gay%E2%80%99-e-a-dificuldade-de-desmentir-falsidades-na-pol%C3%ADtica. Acesso em: 10 maio 2022.
MEYER, D. E. Gênero e Educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-29.
NATARELLI, T. R. P. et al. O impacto da homofobia na saúde do adolescente. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 73, n. 2, e20190270, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/r6XgDz4MBBZtTGjYDrK64bP/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2022.
POLITIZE. Quem somos. Florianópolis, 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/
quem-somos/. Acesso em: 2 mar. 2022.
RONDINI, C. A.; FILHO, F. S. T.; TOLEDO, L. G. Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio. Revista Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 57-71, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/R5D7SvGHJRb8DgJPGWbDr9C/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.
SOUTHIER, D. Marxismo e pós-marxismo: um diálogo em torno das classes sociais. O Público e o Privado, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 111-130, jan/jun. 2017. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2014v11n2p78. Acesso em: 25 ago. 2021.
TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A.; BESSA, J.C. Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 725-742, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/kmTgXQvS4xy98mCJ973f4kP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Leonardo Agostinho da Silva, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)