ESCOLA CÍVICO-MILITAR
UMA HERANÇA DA DITADURA CIVIL-MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92680Palavras-chave:
escola cívico-militar, ditadura civil-militar, ensino doutrinadorResumo
Com um discurso disciplinador e direcionado a obter melhores índices de qualidade na educação (teoricamente), durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, temos a implantação, em algumas regiões do Brasil, das escolas cívico-militares, pelo Decreto n.º 10.004 de 2019. Contudo, pontuamos que a implantação dessas escolas carrega uma herança, em específico da ditadura civil-militar, que apresentava um discurso modernizador e que também se fez presente nas políticas educacionais do período, especificamente na Reforma do Ensino Superior de 1968 e na Reforma de 1.º e 2.º graus de 1971. Nesse cenário, nossa questão problematizadora foi esta: qual a vinculação das escolas cívico[1]militares e a ditadura civil-militar? Para atender a essa proposta, o desenvolvimento da pesquisa partiu de estudos bibliográficos e documentais, pautados no materialismo histórico-dialético com o intuito de analisar a relação entre a escola cívico-militar e a ditadura civil-militar. Para tanto, primeiramente identificamos os direcionamentos e impactos da escola cívico-militar no cenário brasileiro, para, posteriormente, apontarmos a relação entre a escola cívico-militar e a ditadura civil-militar. O estudo mostrou que, sob o slogan de modificação no cenário nacional em defesa de suposta modernização durante o governo de Jair Bolsonaro, a implantação das escolas cívico-militares segue um viés doutrinador e autoritário, além de delegar à educação a resolução dos problemas sociais. Todavia, esse discurso não é novo, já que se fez presente durante o período da ditadura civil-militar, que, por sua vez, se encontra enraizado com questões direcionadas à esfera econômica e política.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. BRASIL. Biblioteca da Presidência da República. Biografia: Jair Bolsonaro. Brasília, DF, 2023a. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex presidentes/bolsonaro/biografia/biografia. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Biblioteca da Presidência da República. Biografia: Luiz Inácio Lula da Silva. Brasília, DF, 2023b. Disponível em: www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia-periodo-presidencial. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Biblioteca da Presidência da República. Decreto n.º 11.611, de 19 de julho de 2023. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 jul. 2023c. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Decreto/D11611.htm#art1. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes das Escolas Cívico-militares. 2. ed. Brasília, DF: Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares, 2021. BRASIL. Presidência da República. Decreto n.º 10.004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 jul. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10004.htm. Acesso em: 30 ago. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 set. 2023.
CUNHA, Viviane Peixoto da; LOPES, Alice Casimiro. Militarização da gestão das escolas públicas: a exclusão da atividade política democrática. Educ. Soc., Campinas, v. 43, e.258252, p. 1-16, 2022.
CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr./jun. 2014.
DIAS, Zenilda Rodrigues; RIBEIRO, Adalberto Carvalho. Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira. Revista Teias, v. 22, n. especial, p. 406- 426, out./dez. 2021.
FERREIRA JÚNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 76, p. 333-355, set./dez. 2008.
GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GODOY, Emerson Andre de; FERNANDES, Maria Dilneia Espinhola. Escolas cívico-militares: uma breve análise do decreto n.º 10.004/19. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 27, n. 54, p. 197-212, jul./dez. 2021.
IANNI, Octavio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista, Curitiba, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014.
NETTO, José Paulo. Pequena história da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. A dimensão política da descentralização participativa. São Paulo em Perspectiva, v. 11, n. 03, p. 8-19, São Paulo, 1997.
REZENDE, Maria José de. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade. Londrina: EDUEL, 2013.
RODRIGUES, Adriana Aparecida Rodrigues. A função social da UNESCO na ditadura civil-militar (1964-1985): desdobramentos na educação brasileira. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
SANTOS, Catarina Almeida; ALVES, Mirian Fabia; LACÉ, Andréia Melo. Militarização das escolas públicas no Brasil: desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 17, n. 37, p. 13-24, jan./abr. 2023.
SANTOS, Natalia. Governo Lula publica decreto que revoga programa de escolas cívico militares. Estadão, São Paulo, 21 jul. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/governo-lula-publica-decreto-revogacao-programa escola-civico-militares-nprp/. Acesso em 10 ago. 2023.
SENA, Adirce Juliana Alves de; TEIXEIRA, Cristiane Cavalcante Souto. Programa nacional das escolas cívico-militares: concepção e propósito. In: BRASIL. Ministério da Educação. O programa nacional das escolas cívico-militares da concepção do modelo aos primeiros resultados: relatos e experiências de pesquisadores, gestores e educadores das escolas cívico militares. Brasília, DF, 2022. p. 45-68
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Aparecida Rodrigues, Julia Cassorillo Faustino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)