A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA:
DESAFIOS E CAMINHOS EM DIREÇÃO À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93423Palavras-chave:
Gestão democrática, qualidade da educação, colaboração, participação, : gestión democrática, cualidad de educación, colaboración y participación, democratic management, education quality, collaboration, participationResumo
Este artigo se propõe a examinar os desafios intrínsecos ao processo de democratização da gestão escolar, assim como a delinear estratégias viáveis para fomentar a gestão democrática no contexto da educação. O ponto de partida para a análise é a inclusão da gestão democrática como um dos princípios fundamentais da educação na Constituição Federal. Esse marco legal significativo não apenas estruturou as instituições de ensino público, mas também deu início a uma abordagem abrangente da gestão democrática, que transcende as meras tomadas de decisão. O artigo destaca a gestão democrática como um conceito que vai além das meras tomadas de decisão, baseando-se na participação ativa dos membros da comunidade escolar, construção coletiva e colaborativa de regras e procedimentos, e a criação de canais de comunicação para ampliar o acesso à informação. Nesse processo, os caminhos para a gestão democrática na escola envolvem o Conselho Deliberativo, o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais e Professores, instâncias de participação essenciais para uma gestão inclusiva e participativa.
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