A DIMENSÃO EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA:

TERRITÓRIOS COMO RUPTURAS E TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93489

Palavras-chave:

Bairro-Escola, Educação Emancipatória, Educação Comunitária

Resumo

A partir do conceito de Bairro-Escola, apresentamos neste artigo uma breve discussão acerca de apostas emancipatórias e de como seus processos educacionais se valem de experiências propositivas para formação de sujeitos críticos, sensíveis e conscientes de sua constituição coletiva e subjetiva. Sob a luz de H. Marcuse, em consonância com autores e autoras da Educação Brasileira, analisaremos algumas reflexões sobre a construção de subjetividades e de repertórios afirmativos que valorizam o território como trilhas de aprendizagem, de práticas discursivas e de promoção de culturas não-hegemônicas. Desse modo, propomos o construto escola-comunidade como marca de ruptura à estrutura que fomenta e nutre a unidimensionalidade do sujeito.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras-Português pela Universidade de São Paulo (USP). Educador, artista, produtor cultural e integrante do Comitê de Cultura de Maracanaú.

Ângela Maria Bessa Linhares, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, assessora pedagógica da Associação de Corais Infantis Um Canto Em Cada Canto; participante como dramaturga do Grupo Formosura de Teatro e do Vidança Cia. de Dança do Ceará; participa como docente do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFC e é membro da Articulação Nacional de Educação Popular Em Saúde e do conselho consultivo do Instituto Terramar. 

Giselda Maria de Castro Lima, Universidade Federal do Ceará -UFC

Mestra e doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.  Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará/UECE e Graduação em Letras/Português e Francês pela Universidade Federal do Ceará.  É cantora/compositora e escritora. 

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Publicado

2024-07-18