RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94481

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Anos iniciais, Cyberbullying, Nomofobia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os riscos e os benefícios do uso do celular nos anos iniciais. Observa-se no século XXI uma crescente demonização do uso do celular por crianças em fase de alfabetização. Ao contrário do que se pensa, o uso do celular nos anos iniciais pode sim beneficiar a aprendizagem dos alunos, desde que seja planejado pelo professor, com o intuito de melhorar a qualidade de suas aulas, sendo utilizado somente para fins educativos. Baseada nessa premissa, tenho observado que existem casos de êxito no uso do aparelho dentro do processo citado. A pergunta da pesquisa é se o uso do celular nos anos iniciais promove benefícios ou malefícios a longo, médio e curto prazo? A hipótese plausível para o problema é que o uso do celular pode estimular o aprendizado, porém o uso em excesso, pode distrair e prejudicar as crianças durante o processo de ensino-aprendizagem, além de acelerar do pensamento e despertar a irritação. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e de revisão. Por meio dela foi possível perceber os prós e contras desse uso dentro da sala de aula a partir de estudos já feitos e publicados por outros pesquisadores. Em síntese, o tema escolhido é de suma importância, pois debate-se muito a respeito do assunto em relação as possibilidades positivas quanto ao uso do celular para o ensino, por crianças, na fase de alfabetização.

Biografia do Autor

Andressa Alves Soares, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.

Gilson Xavier de Azevedo, Universidade Estadual de Goiás - UEG

PHD em Educação pela PUC/GO. Professor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

AQUINO, Maria Camila Nunes de et al. O uso de telefones celulares como recurso didático em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89604. Acesso em: 23 mar. 2023.

ARAÚJO, Ana Gabriela de et al. Nomofobia e o uso de telefones celulares por crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. São João da Boa Vista: Projeto Integrado, 2023. Disponível em: http://ibict.unifeob.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/5543. Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 16 mar. 2023.

COSTA, Isabela Porto Silva et al. Alterações oculares em escolares e adolescentes após início da pandemia por COVID-19. Revista Brasileira de Oftalmologia, [S. l.], v. 82, e0025, maio 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbof/a/cM8rp4JDCzF7nRmnrCPjfxc/. Acesso em: 11 maio 2024.

LIRA, Josceline; PEREIRA, Mécia Katarina Sena; DE ALBUQUERQUE FELL, André Felipe. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. NAVUS: Revista de gestão e tecnologia, v. 7, n. 2, p. 124-129, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p124-129.512. Acesso em: 31 ago. 2023.

LOPES, Priscila Almeida; PIMENTA, Cintia Cerqueira Cunha. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 52-66, 2017. Cap UFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/229430. Acesso em: 30 mar. 2024.

MENEZES, Clarice Moreira. Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aula. Porto: Repositório Institucional, 2021. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/10199. Acesso em: 23 mar. 2024.

NUNES, Paula Pessoa de Brito et al. Fatores relacionados à dependência do smartphone em adolescentes de uma região do Nordeste brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/J8zHp9rW7bRHS5JzZdfyZnp/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 11 maio 2024.

OLIVEIRA et al. Cadê meu celular? uma análise da nomofobia no ambiente organizacional. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n. 6, p. 634-635, 2017. Disponível em: scielo.br/j/rae/a/xvQVTRBG7fS6VkKRY33cMBD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 maio 2024.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do ensino fundamental 1. Florianópolis: Repositório Institucional da UFSC, 2016.

UNICEF. Cyberbullying: O que é e como pará-lo: o que os adolescentes querem saber sobre cyberbullying. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbu

llying-o-que-eh-e-como-para-lo. Acesso em: 31 ago. 2023.

XAVIER, Antônio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da geração y. Calidoscópio, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=571561870002. Acesso em: 31 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-23