RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94481

Keywords:

Educação, Tecnologia, Anos iniciais, Cyberbullying, Nomofobia

Abstract

O objetivo desta pesquisa é analisar os riscos e os benefícios do uso do celular nos anos iniciais. Observa-se no século XXI uma crescente demonização do uso do celular por crianças em fase de alfabetização. Ao contrário do que se pensa, o uso do celular nos anos iniciais pode sim beneficiar a aprendizagem dos alunos, desde que seja planejado pelo professor, com o intuito de melhorar a qualidade de suas aulas, sendo utilizado somente para fins educativos. Baseada nessa premissa, tenho observado que existem casos de êxito no uso do aparelho dentro do processo citado. A pergunta da pesquisa é se o uso do celular nos anos iniciais promove benefícios ou malefícios a longo, médio e curto prazo? A hipótese plausível para o problema é que o uso do celular pode estimular o aprendizado, porém o uso em excesso, pode distrair e prejudicar as crianças durante o processo de ensino-aprendizagem, além de acelerar do pensamento e despertar a irritação. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e de revisão. Por meio dela foi possível perceber os prós e contras desse uso dentro da sala de aula a partir de estudos já feitos e publicados por outros pesquisadores. Em síntese, o tema escolhido é de suma importância, pois debate-se muito a respeito do assunto em relação as possibilidades positivas quanto ao uso do celular para o ensino, por crianças, na fase de alfabetização.

Author Biographies

Andressa Alves Soares, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.

Gilson Xavier de Azevedo, Universidade Estadual de Goiás - UEG

PHD em Educação pela PUC/GO. Professor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.

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Published

2024-11-23