PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO E A APRENDIZAGEM DAS RAPARIGAS EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94482Palavras-chave:
Práticas Socioculturais, Aprendizagem das raparigas, MoçambiqueResumo
O presente artigo, com o tema práticas socioculturais relacionadas ao género e a aprendizagem das raparigas em Moçambique, trata de uma abordagem em que se pretende analisar como as práticas socioculturais relacionadas ao género, configuram o processo de escolarização das raparigas no ensino primário em Moçambique. A metodologia usada neste artigo é caractrizada como abordagem mista (qualitativa e quantitativa) com recurso aos instrumentos de recolha de dados guião de entrevista, ficha de observação e questionário. O estudo foi realizado envolvendo 56 participantes, sendo 02 membros da direcção da escola, 40 alunos, 10 encarregados de educação e 04 professores, cujos dados foram analisados com base em análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa indicam que as práticas socioculturais favorecem mais a aprendizagem dos rapazes do que a das raparigas. Por isso, as raparigas não têm sucesso na aprendizagem quanto os rapazes, pois as mesmas são estereotipadas pelas comunidades como aquelas que não têm a capacidade igual de assimilação dos conteúdos que os rapazes têm. Neste sentido, ficam mais envolvidas nos trabalhos doméstico, sem ajuda dos rapazes, visto que, nestas comunidades, as raparigas têm o dever de realizar trabalhos domésticos e, os rapazes se preocupam com brincadeiras e estudos. Da mesma forma, numa análise profunda sobre a concepção e implementação de políticas, fica claro que a implementação de políticas não tem em conta a multiculturalidade das sociedades moçambicanas, muito menos a estratégias técnicas, o que leva a resistência destas culturas em receber novos valores e, por esse facto, sugerimos uma negociação com as culturas, antes de inserção de novos valores em comunidades multiculturais.
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