PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO E A APRENDIZAGEM DAS RAPARIGAS EM MOÇAMBIQUE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94482

Keywords:

Práticas Socioculturais, Aprendizagem das raparigas, Moçambique

Abstract

O presente artigo, com o tema práticas socioculturais relacionadas ao género e a aprendizagem das raparigas em Moçambique, trata de uma abordagem em que se pretende analisar como as práticas socioculturais relacionadas ao género, configuram o processo de escolarização das raparigas no ensino primário em Moçambique. A metodologia usada neste artigo é caractrizada como abordagem mista (qualitativa e quantitativa) com recurso aos instrumentos de recolha de dados guião de entrevista, ficha de observação e questionário. O estudo foi realizado envolvendo 56 participantes, sendo 02 membros da direcção da escola, 40 alunos, 10 encarregados de educação e 04 professores, cujos dados foram analisados com base em  análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa indicam que as práticas socioculturais favorecem mais a aprendizagem dos rapazes do que a das raparigas. Por isso, as raparigas não têm sucesso na aprendizagem quanto os rapazes, pois as mesmas são estereotipadas pelas comunidades como aquelas que não têm a capacidade igual de assimilação dos conteúdos que os rapazes têm. Neste sentido, ficam mais envolvidas nos trabalhos doméstico, sem ajuda dos rapazes, visto que, nestas comunidades, as raparigas têm o dever de realizar trabalhos domésticos e, os rapazes se preocupam com brincadeiras e estudos. Da mesma forma, numa análise profunda sobre a concepção e implementação de políticas, fica claro que a implementação de políticas não tem em conta a multiculturalidade das sociedades moçambicanas, muito menos a estratégias técnicas, o que leva a resistência destas culturas em receber novos valores e, por esse facto, sugerimos uma negociação com as culturas, antes de inserção de novos valores em comunidades multiculturais.   

Author Biographies

Elsa Maria Frederico Livo Ozobra, Universidade Licungo - Extensão da Beira

Docente da Universidade Licungo- Extensão da Beira, Doutora em Psicologia, Mestre em Educação/ Psicologia Educacional e Licenciada em Ensino Básico.

Arcénio Olíndio Luís Luabo, Universidade Pungue - Extensão de Tete

Docente da Universidade Pungue- Extensão de Tete, Licenciado em Ensino de Português, Mestre em Educação e Ensino de Português e Doutor em Comunicação.

Olinda Daniel Ramusseque, Universidade Rovuma - Extensão de L

Mestranda em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de L.

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Published

2024-11-23