CIRCO NO PANTANAL
O ENSINO DA ARTE EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72466Keywords:
Circo, Educação Física, Escola das águasAbstract
O estudo objetiva relatar e analisar a experiência do ensino da arte circense para alunos de uma escola das águas no Pantanal, bem como ampliar o acervo cultural desses alunos, oportunizando vivências de atividades circenses a partir do projeto de extensão O circo vai a uma escola das águas, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O registro dos dados foi realizado por meio de um diário de campo, e o registro das experiências, por meio de desenhos elaborados pelas crianças. O estudo de campo foi implementado entre os meses de junho e novembro de 2019, com a participação de 49 crianças, com idade entre 5 e 12 anos. Os resultados indicam que oportunizar vivências de atividades circenses ampliou significativamente o acervo cultural de um grupo de crianças que residem numa localidade isolada. Ademais, consideramos que a “magia do circo” contribui para a educação corporal, fomentando um modo mais atrativo de educação física, que valoriza a cultura e, por conseguinte, a educação corporal e estética.
References
Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 2008.
ÁVILA, F. S. Território circense. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) –
Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2008. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96698. Acesso em: 30 jun. 2021.
AYALA, D. J. P.; ZAIM DE MELO, R. Repensando a prática pedagógica: as
atividades circenses como conteúdo possível de ser trabalhado nas aulas de
educação física: a visão docente. EFDeportes.com: revista digital, Buenos Aires,
v. 17, n. 172, set. 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd172/
atividades-circenses-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 30 jun. 2021.
BARRAGÁN, T. O.; BORTOLETO, M. A. C. Todos a la pista: el circo en las clases de
educación física. Apunts. Educação Física e Esportes, Barcelona, v. 1, n. 115.
p. 37-45, 2014. DOI: apunts.2014-0983.es.(2014/1).115.03. Disponível em:
https://revista-apunts.com/todos-a-la-pista-el-circo-en-las-clases-de-educacionfisica/. Acesso em: 30 jun. 2021.
BOLOGNESI, M. F. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
BORGES, L. P. C.; CASTRO, P. A. A etnografia da escola: entrelaçando vozes, sujeitos,
conhecimentos e cultura. Periferia, Duque de Caxias, v. 11, n. 2, p. 404-423, 2019.
DOI: 10.12957/periferia.2019.39126. Disponível em: https://www.e-publicacoes.
uerj.br/index.php/periferia/article/view/39126. Acesso em: 30 jun. 2021.
BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação
corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, jul. 2011.
BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER,
P. E. (org.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 60-64.
BORTOLETO, M. A. C. Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí:
Fontoura, 2008.
BORTOLETO, M. A. C. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para
mestres e discípulos. In: FERREIRA, L. A.; RAMOS, G. N. S. (org.). Educação física
escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba:
CRV, 2017. p. 33-54.
BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B.; SILVA, E. Circo: horizontes educativos.
Campinas: Autores Associados, 2016.
BORTOLETO, M. A. C.; PINHEIRO, P. H. G. G.; PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo.
Várzea Paulista: Fontoura, 2011.
BORTOLETO, M. A. C.; MACHADO, G. A. Reflexões sobre o circo e a educação
física. Corpoconsciência, Santo André, n. 12, p. 41-69, 2003.
CARDANI. L. T.; ONTAÑÓN, T. B.; RODRIGUES, G. S.; BORTOLETO, M. A. C.
Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de
Campinas (SP). Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Distrito Federal, v. 25,
n. 4, p. 128-140, 2017. DOI: 10.18511/rbcm.v25i4.7723. Disponível em:
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7723. Acesso em:
30 jun. 2021.
CORDEIRO, L. V. S. Práticas circenses na formação corporal do ator. Matinhos, PR:
UFPR, 2012.
DUPRAT, R. M. BORTOLETO, M. A. C. Educação física escolar: pedagogia e
didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28,
p. 171-189, 2007.
DUPRAT, R. M.; PEREZ-GALLARDO, J. S. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí:
Unijuí, 2010.
EVRARD, B. Espaço em movimento: cenografia e circo. 2017. Dissertação
(Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2017. DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-30052017-114818.
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-3005
2017-114818/pt-br.php. Acesso em: 30 jun. 2021.
FERNANDES, J. A. M.; RIBEIRO, O. C. F.; BORTOLETO, M. A. C. Lazer e espaços
públicos: o circo como opção. Licere, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 165-184,
2016. DOI: 10.35699/1981-3171.2016.1290. Disponível em: https://periodicos.
ufmg.br/index.php/licere/article/view/1290. Acesso em: 30 jun. 2021.
FOUCHET, A. Las artes del circo: una aventura pedagógica. Buenos Aires: Editora
Stadium, 2006.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2013.
HOSHINO, C. Pedagogia da alternância garante educação de crianças no campo.
Lunetas, [S. l.], 18 jun. 2018. Disponível em: https://lunetas.com.br/pedagogiada-alternancia-garante-educacao-de-criancas-no-campo/. Acesso em: 30 jun. 2021.
INSTITUTO ACAIA. Relatório anual 2018. São Paulo: Instituto Acaia, 2018.
LOPES, D. C.; SILVA, E. Trajetórias circenses: a produção da linguagem circense
por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840.
Ensaio geral, Belém, v. 3, n. 3, p. 43-64, 2014.
MACHADO, R. X.; BRATICEVIC, S. I. O turismo na estrada parque pantanal,
Corumbá, Brasil. GeoPantanal, Corumbá, v. 12, número especial, p. 461-74, 2017.
Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/4683.
Acesso em: 30 jun. 2021.
MAGNANI, J. G. C. O (velho e bom) caderno de campo. Sexta-feira, São Paulo, n. 1,
p. 8-11, 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.
php/5751443/mod_resource/content/1/Magnani_caderno_de_campo.pdf. Acesso
em: 30 jun. 2021.
MIRANDA, R. C. F.; AYOUB, E. As práticas circenses no “tear” da formação inicial
em educação física: novas tessituras para além da lona. Movimento, Porto Alegre,
v. 22, n. 1, p. 187-198, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.55179. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/55179. Acesso em: 30 jun. 2021.
OLIVEIRA, F. R. Os nexos da educação integral no pantanal de Corumbá, MS:
práticas de ensino na escola Jatobazinho. 2018. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2018.
Disponível em: https://ppgecpan.ufms.br/francisca-renata-oliveira-os-nexos-daeducacao-integral-no-pantanal-de-corumbams-pratica-de-ensino-na-escolajatobazinho/. Acesso em: 30 jun. 2021.
ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A. C.; DUPRAT, R. Las actividades circenses
como contenido de la educación física. Revista Acción Motriz, [S. l.], n. 11, p. 13-
30, 2013.
PERALES FRANCO, C. Abordagem etnográfica à convivência na escola. Educação e
Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 887-907, 2018. DOI: 10.1590/2175-
623674800. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/3gPk5MDzCCfq4gh
FhXcMyMd/?lang=en. Acesso em: 30 jun. 2021.
RODRIGUES, L. F. Representação das atividades circenses na escola. 2007.
Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, SC, 2007.
SANTO, A. L. E.; NASCIMENTO, R. F.; ALMEIDA, R. B. F. Malabares: um olhar sobre
a fronteira Brasil/Bolívia. Perspectiva Geográfica, Curitiba, v. 11, n. 15, p. 13-22,
2016. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/
view/16314/11076. Acesso em: 30 jun. 2021.
SILVA, E.; ABREU, L. A. Respeitável público… o circo em cena. Rio de Janeiro:
Edições Funarte, 2009.
SOARES, C. L. Acrobacias e acrobatas: notas para um estudo do corpo. In:
BRUHNS, H. T.; GUTIERREZ, G. L. (org.). Representações do lúdico. Campinas:
Autores Associados, 2001. p. 33-42.
SOUZA JUNIOR, A. F. Atividades circenses no ensino fundamental: uma
possibilidade na educação física escolar. Conexões, Campinas, v. 16, n. 4, p. 600-
614, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i4.8650704. Disponível em: https://
periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650704.
Acesso em: 30 jun. 2021.
TAKAMORI, F. S.; BORTOLETO, M. A. C.; LIPORONI, M. O.; PALMEN, M. J. H.; DI
CAVALLOTTI, T. Abrindo as portas para as atividades circenses na educação
física escolar: um relato de experiência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1,
p. 01-16, jan./abr. 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.6729. Disponível em: https://
www.revistas.ufg.br/fef/article/view/6729. Acesso em: 30 jun. 2021.
TUCUNDUVA, B. B. P.; BORTOLETO, M. A. C. O circo e a inovação curricular na
formação de professores de educação física no Brasil. Movimento, Porto Alegre,
v. 25, p. 250-255, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.88131. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131. Acesso em: 30 jun. 2021.
VIVEIROS DE CASTRO, A. Elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio
de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
ZAIM-DE-MELO, R. A cultura lúdica no banho de São João. Athlos, [S. l.], v. 16, ano
8, p. 73-81, jan. 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/
articulo?codigo=6837392. Acesso em: 30 jun. 2021.
ZAIM-DE-MELO, R. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma
“Escola das Águas”. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em:
https://ppgecpan.ufms.br/files/2017/11/tese-certificada.pdf. Acesso em: 30
jun. 2021.
ZAIM-DE-MELO, R.; DUARTE, R. M.; SAMBUGARI, M. R. do N. Jogar e brincar de
crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”. Pro-posições,
Campinas, v. 31, p. 1-26, 2020. DOI: 10.1590/1980-6248-2018-0052. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072020000
100504&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jun. 2021.
ZAIM-DE-MELO, R.; GODOY, L. B.; BRACCIALLI, F. Quando o nariz vermelho se
encontra com a educação física: potencialidades do palhaço como conteúdo na
escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-20, jul./dez. 2020. DOI:
10.5007/2175-8042.2020e76909. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/
index.php/motrivivencia/article/view/76909. Acesso em: 30 jun. 2021.
ZAIM-DE-MELO, R.; RIZZO, D. T.; GOLIN, C. H. A influência das atividades
circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de
projetos de extensão. Revista Cocar, v. 13, n. 27, p. 1064-1079, 2019. Disponível
em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2885 2019. Acesso
em: 30 jun. 2021.
ZERLOTTI, P. H. Os saberes locais dos alunos sobre o ambiente natural e suas
implicações no currículo escolar: um estudo na Escola das Águas – Extensão São
Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2014. Disponível
em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/14030-patricia-zerlotti.pdf.
Acesso em: 30 jun. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)