O FENÔMENO DA INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL?
Abstract
O presente trabalho discute sobre o fenômeno de indisciplina no espaço escolar
em uma escola no cenário nordestino. Possui como objetivo conhecer a percepção
dos professores frente ao fenômeno de indisciplina no Ensino Fundamental Anos
Finais. Assim, o método utilizado foi o de abordagem qualitativa e, quanto aos
objetivos da pesquisa, classifica-se como descritiva. Os participantes foram 6
(seis) professores que atuam em turmas do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental
Anos Finais no município de Barão de Grajaú (MA). O instrumento de coleta dos
dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados
utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, constituída pelas suas três etapas:
análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. A partir
dos resultados obtidos, constata-se a necessidade de práticas pedagógicas que
acompanhem as transformações sociais e a realidade dos escolares, bem como o
papel da família na educação dos filhos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)