O IMPACTO DA VIOLÊNCIA URBANA NOS INDICADORES DE EVASÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE) EM 2012
Abstract
Este trabalho analisa o impacto da violência urbana na evasão escolar das escolas
da rede estadual da cidade de Fortaleza (CE) em 2012, por meio de um arcabouço
quantitativo. Foram utilizados dados de 142 escolas, procedendo com uma análise
empírica a partir do modelo econométrico probit ordenado. Os resultados sugerem que a violência urbana apresenta um impacto positivo e estatisticamente significativo nas chances de maior evasão escolar. Portanto, escolas localizadas em bairros mais violentos teriam maiores níveis de evasão de alunos. Além disso, os resultados também mostram que, quanto maior for a relação professor/aluno, menor tende a ser a probabilidade de evasão dos estudantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)