BREVES REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Authors

  • Emilia Suitberta Oliveira Trigueiro Universidade de São Paulo (USP)

Abstract

O ensino médio é a etapa da escolarização situada entre o ensino fundamental e o ensino superior, tem duração mínima de três anos e, com o passar do tempo, tem acumulado muitos desafios. O primeiro deles envolve o acesso, que ainda é restrito a uma parcela da população, e a permanência dos alunos, exemplificada nos altos níveis de evasão. O segundo desafio é o de definir a sua identidade, que deveria envolver concomitantemente a preparação para o prosseguimento nos estudos, para o trabalho e para a cidadania. O terceiro desafio se apresenta na baixa qualidade do ensino, apresentada nas diversas avaliações a que é submetido. Neste percurso teórico, foi possível verificar que a situação educacional dos jovens brasileiros é um misto de avanços, que se referem ao fato de os jovens atualmente passarem mais tempo na escola e terem maior escolaridade que os adultos, e desafios, pois há desigualdades expressivas no acesso à educação (por faixa de renda, raça/cor, rural e urbano, região do país). Com isso, conclui-se que a escola de ensino médio, em geral, não tem conseguido absorver e manter o contingente de alunos necessário, nem tem conseguido levar esses alunos a terem uma relação significativa com ela.

Published

2020-05-30

Issue

Section

Artigos