PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTOS MULTISSERIADOS DO CAMPO
Abstract
Neste artigo, investiga-se como ocorrem as práticas alfabetizadoras em contextos escolares multisseriados do campo. Apresenta-se o conceito de alfabetização e letramento e parte-se do pressuposto de que as escolas do campo não estão na agenda de prioridades de investimentos governamentais, o que se reflete nas péssimas condições infraestruturais e interfere no trabalho docente. Analisa-se um conjunto de pesquisas de pós-graduação sobre práticas alfabetizadoras em escolas/classes multisseriadas e demonstram-se dificuldades, potencialidades e desafios presentes nestes espaços. Conclui-se que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em contextos multisseriados necessita de um olhar atento não só de pais e professores, mas de governantes que precisam colocar a escola multisseriada do campo em sua agenda de prioridades.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)