O LUGAR DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Abstract
Refletir sobre atos passados e pensar, com base nestes, ações futuras é uma capacidade do ser humano. No entanto, na docência, essa ação precisa ser feita de forma intencional e crítica, a fim de que se alcancem os objetivos definidos para determinado aluno, configurando a sala de aula como um espaço de investigação para que o professor avalie sua própria ação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo objetiva discutir a importância da reflexão para a construção da prática docente e a necessidade de esta ser estimulada ainda durante a formação inicial com a inserção do(a) estudante em contextos escolares. Nesse sentido, investigamos essa prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo utilizadas diferentes técnicas para a recolha dos dados: observação naturalista, diário de campo, entrevista semiestruturada e diário de aula. A revisão bibliográfica está ancorada em Zeichner (2008), Contreras (1997), Giroux (1990), Pimenta (2008), Gómez (2015), Schön (1983, 2000), entre outros. A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que uma prática pautada na reflexão crítica e colaborativa é fundamental para a construção da profissão docente.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)