A GEOMETRIA COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DO CÁLCULO DE POTÊNCIAS

Authors

  • Andrisa Moreira Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Abstract

O presente artigo tem por objetivo principal relatar uma investigação sobre o uso da geometria como ferramenta na compreensão do cálculo de potências de expoente dois e três. No decorrer deste artigo, realizou-se o relato de uma oficina desenvolvida com alunos do 8.º ano do ensino fundamental utilizando uma proposta de contextualização do cálculo de potências através da geometria. Ao término da oficina, foi aplicado um questionário para os alunos. Nele, observou-se que a maioria da turma acreditava ter compreendido melhor o cálculo de potências por meio da representação geométrica. Por intermédio da oficina e dos questionários, percebeu-se que a apresentação da potenciação sob a ótica da geometria propicia ao aluno explorar e interagir com o objeto de estudo gerando uma aprendizagem mais significativa.

Published

2019-09-24

Issue

Section

Artigos